Sob intenso calor a prova de ciclismo para deficientes visuais do 4º Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) aconteceu na tarde desta segunda-feira (25/08) com a vitória do chapecoense Michel Rubas, e seu guia, Jair Damásio, que completaram o percurso de 1 km contra relógio em 1m33s88. O segundo melhor tempo foi de Luciano Iuncek, de Taió que junto com seu guia Valmor Giovanela marcaram 1m34s01. Na terceira colocação ficou o joinvilense Felipe Daniel Borges que teve como guia Ademir Bolduan. Eles completaram a prova no tempo de 1m36s57.
O itajaiense Lenilson Luiz Lobo, campeão de 2007 em Jaraguá do Sul, passou mal minutos antes da prova, e com a marca de 1m37s13 terminou na quarta colocação.
Como primeira modalidade encerrada no Parajasc, o ciclismo abre o quadro geral de pontuação que vai determinar o campeão geral do evento. Chapecó está na frente com 13 pontos, seguido de Taió, com oito, Joinville cinco, Itajaí três e Caçador com dois pontos.
Totalmente diferente das provas convencionais, o ciclismo DV é feito em uma bicicleta para duas pessoas com duas engrenagens (pedais). Porém, a força que aumenta ou diminui a velocidade vem da engrenagem traseira, lugar do deficiente. O guia, somente determina a direção e pode atrapalhar o atleta se forçar ou atrasar a pedalada. Atleta e guia devem estar totalmente entrosados e ter uma coordenação perfeita dos movimentos. O importante no desempenho da prova não é a força e sim o entrosamento para chegar a um resultado satisfatório.
Assessoria de Imprensa Fesporte