A- A A+
O secretário executivo do Movimento ‘Nós Podemos Santa Catarina’ (MNPSC) e secretário adjunto do ‘Nós Podemos Brasil’, Odilon Luís Faccio, participou na manhã desta terça-feira, 13, da 9ª alternância do programa SC Rural, realizada no Centro de Treinamento da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC).  A iniciativa é uma ação da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, em parceria com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), além de outros órgãos do Estado. Participaram da capacitação 22 jovens entre 16 e 29 anos de três cidades catarinenses: Major Gercino, Angelina, Leoberto Leal.
Divulgação/SOL
O movimento nacional ‘Nós podemos’ propõe-se a promover a Declaração o Milênio, cujos objetivos estão alinhados com as metas do programa SC Rural. A declaração é uma agenda global de desenvolvimento com oito objetivos e diversas metas a serem atingidas até 2015 por 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Na visão de Faccio, os objetivos do milênio podem ser entendidos como um caminho em direção à sustentabilidade: “O mundo tem jeito. Se temos uma boa causa, basta trabalhar junto que a gente consegue”, afirmou aos jovens. Além da SOL, duas outras secretarias de Estado integram o movimento ‘Nós podemos’: a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável.
A SOL participa do programa oferecendo capacitação aos jovens rurais, com o objetivo de apresentar o turismo rural como uma alternativa de geração de renda para evitar o êxodo rural. O módulo de turismo rural do projeto contempla temas como empreendedorismo, dinâmicas das regiões turísticas e turismo sustentável.
A 9ª etapa da capacitação acontece até quarta-feira e é ministrada pela analista de turismo da Gerência de Políticas de Turismo, Greyce Umeki Hanashiro. Na ocasião, a Analista de Turismo do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura, ao Turismo e ao Esporte (SEITEC), Daniela Nunes e Castro, fez uma apresentação sobre o Turismo Sustentável e a Infância. Em sua fala, Daniela destacou as ações da Secretaria para lutar contra o turismo com fins de exploração sexual.
A Analista de Relações Internacionais SOL, Ariane Emí Nakamura, destaca a importância de abordar os Objetivos do Milênio esta semana no SC Rural, já que o evento foi a única atividade realizada no Brasil selecionada pela Divisão de Políticas para a Juventude da ONU para integrar o mapa de eventos que marcaram o Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto. O tema escolhido foi “Migração e desenvolvimento”. O mapa pode ser acessado no link: https://mapsengine.google.com/map/viewer?mid=zqiguP23afVo.k83UGOLyWzPk

Ana Paula Flores
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte
(48) 3665-7435
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito