O cerimonial de abertura dos Parajasc, nesta segunda-feira (25), dia do aniversário de 91 anos do município de Chapecó, será a partir das 19h30 no estádio Índio Condá, com a presença do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel. Todo o roteiro do cerimonial será baseado num show de águas e luzes, inclusive com fogos de artifício semelhantes aos usados na abertura das Olimpíadas de Pequim. A abertura, que terá aproximadamente uma hora de duração, ainda vai contar com a participação do tenor Ricardo Bombarda.
No último sábado, dia 24, a cidade de Chapecó já pôde sentir de perto um pouco de como será a 4ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina - Parajasc, com o acendimento do fogo simbólico, na Praça Coronel Bertaso. O evento que se encontra em sua quarta edição e será disputado a partir desta segunda-feira (25).
A competição reúne representantes de 57 municípios catarinenses. A abertura oficial está marcada para a noite desta segunda, a partir das 19h30min no Estádio Índio Conda.
A cerimônia do fogo simbólico iniciou às 9h em frente ao 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros. Cercado por bombeiros militares de Chapecó, coube ao paraatleta, Cláudio dos Santos, que é deficiente auditivo, o acendimento da tocha. Ele também conduziu a chama pelos primeiros metros na Avenida Getúlio Vargas.
A passagem do fogo pelo Centro do município teve ainda a condução de outros paraatletas. Ao longo da avenida, o comércio parou para aplaudir a tocha dos Parajasc, que foi escoltada pela banda do Colégio Marechal Bormann, pelos bombeiros, polícia militar e agentes municipais de trânsito. Depois de percorrer cerca de 1,5 km pela principal avenida da cidade, a tocha chegou à praça municipal por volta das 9h50.
Na Praça Coronel Bertaso, o fogo simbólico foi entregue ao prefeito de Chapecó em exercício, Élio Cella, que recebeu a tocha das mãos do paraatleta Ademir Moro, da equipe de basquete de cadeira de rodas. E foi o próprio prefeito quem acendeu a pira localizada na praça. "É com muito orgulho que recebemos pela segunda vez os Parajasc em Chapecó. Acredito que seja o sentimento de todos os chapecoenses", enalteceu Élio Cella.
A pira permanecerá acesa na Praça Coronel Bertaso até a próxima sexta-feira (29) quando encerra a quarta edição dos Parajasc. As competições já iniciam nesta segunda feita com disputas em quadra e também o atletismo, na Pista do Verdão.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Fesporte