Beto Martins fala dos projetos da secretaria e destaca parcerias para promover ações culturais no Estado
Detalhes
O secretário de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) de Santa Catarina, Beto Martins, recepcionou nesta quarta-feira (07) jornalistas que atuam na área cultural para uma conversa informal sobre os projetos atuais e futuros da Secretaria. Martins ressaltou preocupação pessoal com o legado de sua gestão para o fortalecimento do setor no Estado. “Por isso estamos sempre buscando dialogar com os gestores, com os profissionais e promotores culturais, principalmente para que a aplicação dos recursos corresponda às expectativas da classe artística e da sociedade”, disse.
Foto: Saul Oliveira/SOL/ASCOM
A liberação do Centro Integrado de Cultura (CIC), interditado pelo Corpo de Bombeiros no mês de julho, foi um dos assuntos tratados no encontro. O secretário afirmou que está otimista quanto a vistoria da Ala Norte do CIC prevista para a próxima sexta-feira e espera que, finalmente, a situação seja resolvida com a obtenção do Habite-se para todo o complexo. “Mas não vou divulgar isso como mérito”, adiantou, acrescentando que os últimos ajustes estão sendo feitos sob a supervisão da Fundação de Cultura Catarinense (FCC), presidida interinamente pelo próprio secretário.
Quanto ao Prêmio Elizabete Anderle, Martins informou que a divulgação dos vencedores e entrega da premiação deve acontecer até o final de setembro, respeitando os prazos de apresentação de recursos dos proponentes não habilitados e eventuais pedidos de vistas aos processos por parte dos habilitados. Diante das polêmicas em torno do atual edital, o secretário afirmou que a próxima edição do prêmio deverá ser aprimorada e que já vem tratando disso com o Conselho Estadual de Cultura. Ele defende, por exemplo, que a análise das propostas comece pela avaliação do mérito e depois da parte documental.
Parcerias e convênios
Martins também salientou a importância das parceiras entre Estado, municípios e a iniciativa privada para propor e desenvolver projetos culturais. “Sabemos das dificuldades financeiras enfrentadas por muitas prefeituras, o que faz com que a cultura fique fora da lista de serviços essenciais. Mas a parceria com os gestores municipais é fundamental para a promoção cultural no interior do Estado”, disse.
Sobre a cessão de uso do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) para o Sistema Sesc, o secretário informou que o Governo Estadual aguarda retorno da entidade, depois de reunião realizada com a diretoria do Sesc-SC no início desta semana. Das modalidades de cessão de uso, Martins aponta como melhores opções o regime de gestão compartilhada por tempo determinado e a concessão mediante abertura de licitação. “Em qualquer um dos casos é preciso autorização do Legislativo”, completou. Quanto à situação do Teatro da Ubro, também na Capital, o secretário respondeu que em breve a FCC vai renovar o convênio com a prefeitura de Florianópolis, atual responsável pela gestão do espaço.
O Estado também vai renovar, ainda neste ano, o convênio com o Ministério da Cultura para continuidade do programa Pontos de Cultura. O secretário destacou o viés social desta ação, além de ser um canal importante para a interiorização das iniciativas culturais. De acordo com Martins, só em 2013 o Governo de santa Catarina destinou R$ 300 mil para a manutenção de 54 Pontos de Cultura em operação.
Museus
Nos próximos dias, a FCC também deve firmar novo convênio com o município de São Francisco do Sul, a Sociedade Amigos do Museu do Mar e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a administração do Museu do Mar. “Com esta parceria queremos restabelecer a sinergia entre os envolvidos e revitalizar este espaço tão importante para Santa Catarina”, frisou.
Quanto ao Museu da Imprensa Catarinense, o secretário Beto Martins anunciou que a abertura das propostas para execução do projeto está programada para 27 de agosto e a assinatura da ordem de serviço deve acontecer até o final de setembro.