São Bonifácio sedia seminário em memória ao antropólogo Egon Schaden
Detalhes
A cidade de São Bonifácio recebe nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26 de julho, autoridades locais, estaduais e nacionais, convidados e participantes para o Seminário “Cem Anos de Egon Schaden”. O evento acontece em memória ao antropólogo, nascido na cidade situada a 80 km de Florianópolis em julho de 1913. A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte apoia o evento por meio do Funcultural.
Entre as ações planejadas, está o lançamento da comenda Egon Schaden, pela Câmara de Vereadores de São Bonifácio; mesas redondas e conferências com antropólogos que foram alunos e colegas de Schaden – com a mediação da presidente da Associação Brasileira de Antropologia, Carmen Rial. Além disso, ao longo dos dois dias do Seminário ocorrerão variadas atividades como oficinas, apresentações artísticas, lançamento de vídeo e exposição de fotografias, entre outras.
Aluno de Claude Lévi-Strauss e mestre de nomes como a ex-primeira-dama Ruth Cardoso, Egon Schaden é considerado um dos pais da antropologia no Brasil por ter ajudado a criar esta cadeira na Universidade de São Paulo (USP). Discutindo questões de imigração e conflito indígena, ele foi reconhecido no meio científico brasileiro e no exterior, viajando pelo mundo como professor visitante. O pesquisador morreu em setembro de 1991.
Acompanhe a programação do evento abaixo:
25/07/13, 18 horas, sessão de abertura do Seminário Cem Anos de Egon Schaden, em
São Bonifácio, com a presença de autoridades locais, estaduais e nacionais, convidados
especiais e participantes.
26/07/13, 09 horas, mesa redonda “Encontro de culturas – imigrantes alemães e
população indígena na encosta da Serra Geral”, com a participação de Bartomeu Meliá s.j.,
Toni Jochem e Maria Dorothea Post Darella.
26/07/13, 14 horas, mesa redonda “Egon Schaden – vida, obra e memória”, com a
participação de João Baptista Borges Pereira, Roque de Barros Laraia, Júlio Cezar Melatti e