O Grupo Teatro Sim... Por Que Não?!!! inicia a segunda etapa do Projeto Pathelin de A a Z apresentando a peça A Farsa do Advogado Pathelin dia 10 de julho, às 20h30, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, em Ganchos do Meio, com entrada franca.
Divulgação
Como na primeira etapa, realizada em outubro do ano passado, a turnê tem o patrocínio do Funcultural, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes e Governo do Estado de Santa Catarina.
Na primeira etapa o Grupo se apresentou em Águas Mornas, Bom Retiro, Correia Pinto, Descanso e Erval Velho. Nesta segunda etapa, também com o patrocínio do Funcultural, o Grupo visita 19 cidades começando com as letras de F a Z, completando o roteiro previsto no projeto.
O projeto na íntegra, além das cinco já mencionadas, inclui as seguintes cidades: Fraiburgo, Gov. Celso Ramos. Herval d´ Oeste, Irani, Jaborá, Luis Alves, Massaranduba, Navegantes, Orleans, Pedras Grandes, Quilombo, Rio das Antas, Salto Veloso, Turvo, Urussanga, Vitor Meireles, Witmarsum, Xavantina e Zortéa. Todas as apresentações serão com entrada franca.
A idéia de realizar uma turnê mais ampla com a peça surgiu depois do sucesso do Festival Itinerante de Repertório, realizado em 2011 em comemoração aos 25 anos do Grupo, que percorreu 30 cidades catarinenses com três peças do repertório, entre elas A Farsa do Advogado Pathelin. A turnê funcionou como um piloto para confirmar uma idéia que o Grupo acalenta há muito tempo, que é de atingir também cidades pequenas do interior do Estado com o máximo possível de produções teatrais com a mesma qualidade e conteúdo do que é apresentado nas capitais e nos grandes centros.
O Grupo já executou com sucesso mais de 500 apresentações desta peça, que estreou em 1996 e há 16 anos mantém o mesmo elenco, um feito histórico tanto para o teatro catarinense como para o teatro brasileiro. Sem perder a qualidade e a magia do teatro, a peça pode ser apresentada em espaços alternativos permitindo incluir no roteiro cidades que ainda não conta com teatros convencionais.
O espetáculo
Para a montagem da peça A Farsa do Advogado Pathelin, o Grupo fez uma oficina de interpretação farsesca com Neyde Veneziano, doutora em teatro popular. A partir das técnicas de interpretação usadas na época, o diretor Júlio Maurício iniciou os ensaios observando as convenções de teatro popular, sempre objetivando uma comunicação direta com a plateia.
A direção do espetáculo manteve as características da farsa que é sempre uma situação cômica exagerada, principalmente com muitos equívocos e qüiproquós, em detrimento da caracterização dos personagens, linguagem espirituosa ou outro tipo de apelo intelectual. Buscou sempre provocar um riso amplo e direto, sem sutilezas ou meios tons, ressaltando através do andamento veloz e do ritmo vivaz com que se movem os personagens na ação, uma aparência de naturalidade à mais improvável das situações.
Além de buscar técnicas de interpretação usadas na idade média, época de nascimento do gênero FARSA, a figurinista Norma Ribeiro inspirou-se nas vestimentas deste período para criar o figurino, assim como o cenógrafo Wiliiam Pereira inspirou-se nas trupes mambembes medievais para desenvolver a ambientação cênica.
A farsa, dado o acelerado da ação, requer, com freqüência, um grande esforço físico, além de utilizar largamente a comicidade visual. Alguns dos recursos narrativos mais comuns são o acaso, a surpresa, a confusão de identidades, os encontros e descobertas acidentais, as coincidências e as revelações súbitas.
Sinopse
Um advogado empobrecido, Pedro Pathelin, assegura à mulher Guilhermina que possui um pano para conseguir algum tecido. Vai à loja de um mercador de fazendas e o elogia levando uma peça de pano. O vendedor não quer vender fiado, mas Pathelin o convida para jantar aquela noite, quando haverá pato assado, e ele será pago.
Pathelin vai embora e o vendedor se vangloria de sua esperteza por vender um pano tão ordinário por preço tão elevado. Pathelin entrega o tecido à esposa e quando o convidado chega para jantar mete-se na cama e a esposa afirma que ele não poderia ter comprado tecido algum por estar doente há algumas semanas.
Serviço
A Farsa do Advogado Pathelin
Dia 10107 – 20h30 - Salão Paroquial da Igreja Matriz de Governador Celso Ramos, em Ganchos do Meio.
** Informações da Assessoria de Imprensa do Grupo de Teatro Sim... Por Que Não ?!!!