A Orquestra Filarmonia Santa Catarina apresenta no dia 5 de junho, às 21h, o concerto de abertura de sua Temporada 2013. O espetáculo Mestres da Música Alemã traz ao público obras de dois grandes compositores germânicos, sob a regência de Gustavo Fontes: a Sinfonia em Mi menor Wq. 177 e o Concerto para Violoncelo e Orquestra em Lá Maior Wq. 172 de Carl Philipp Emanuel Bach, com a participação especial do solista de violoncelo Hans Twitchell, e uma versão para orquestra de cordas do Quinteto em Sol Maior Op. 111 de Johannes Brahms.
Com entrada franca, o evento conta com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e do Funcultural.
Temporada 2013
A Temporada 2013 da Orquestra Filarmonia Santa Catarina apresentará um repertório bastante diversificado, que inclui grandes mestres da música clássica e compositores catarinenses como Edino Krieger e Gustavo Fontes, maestro da orquestra. Destaque também para a participação de solistas de renome, como o pianista Paulo Álvares e o violoncelista Alberto Kanji, entre outros.
Hans Twitchell
Solista
O celista Hans Twitchell foi premiado por sua apresentação em duo com Adriana Jarvis no Concurso Internacional de Piano (divisão de colaboradores) Liszt - Garrison em Baltimore, nos E.U.A. Tem se apresentado em concertos internacionais nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, México, Reino Unido, Israel e Argentina.
Doutor em violoncelo e semiótica pela University of Connecticut, Mestre em Música pela University of Hartford e Bacharel em Performance pela Brigham Young University, gravou suas interpretações pelos selos New England Viola da Gamba Society, CRI, Zephyr e Ablaze Records. Estudou viola de gamba com Bruce Bellingham na Universityof Connecticut e Carol Lewis de Hysperion XXI. Atualmente é professor efetivo de violoncelo no curso de Música na UDESC, em Florianópolis.
A Orquestra
Composta por 21 músicos profissionais, a Orquestra Filarmonia Santa Catarina prima pela excelência artística em suas performances, fruto de um trabalho intenso e da reunião de alguns dos melhores instrumentistas de Santa Catarina.
Em seus concertos, a orquestra tem apresentado ao público um repertório de altíssimo nível técnico que muitas vezes inclui peças nunca antes executadas no Estado sobretudo por orquestras catarinenses com a participação regular de solistas convidados de nível internacional.
Gustavo Fontes
Regente e Diretor Artístico
Diplomou-se em Música pela Universidade de São Paulo (USP), tendo recebido Láurea por Excelência Universitária das mãos de seu reitor. É duplamente pós-graduado na Alemanha (Mannheim, como bolsista da Fundação Vitae, e Colônia) nos cursos Exame de Solista, sob orientação de Christoph Schmidt, e Exame de Orquestra, sob orientação de Veit-Peter Schuessler ambos em contrabaixo, instrumento de sua especialidade.
Na Europa, atuou em diversas orquestras, como a Orquestra Sinfônica do Baixo-Reno (Solo-Contrabaixo), Orquestra Filarmônica de Stuttgart, Orquestra Sinfônica da Rádio de Colônia, Orquestra de Câmara de Hannover (Solo-Contrabaixo), dentre outras. Fontes dedica-se com a mesma intensidade à regência e à composição, e tem sido orientado de modo paralelo a sua formação instrumental por importantes professores, como Pablo Assante (Staatskapelle Dresden) em regência e Willi Corrêa de Oliveira (USP) em composição.
Desde 2009 é Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Filarmonia Santa Catarina, e vem colaborando com importantes solistas nacionais e internacionais, chamando especial atenção seu empenho na execução de música contemporânea. Em 2012 foi o representante da região Sul do Brasil no festival Música de Agora, do Instituto Itaú Cultural (São Paulo), onde obras suas foram discutidas e executadas. Em julho de 2012 foi nomeado também Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Cidade de Joinville. Para 2013 está previsto o lançamento do primeiro CD dedicado exclusivamente à sua obra.
SERVIÇO:
O quê: Concerto Mestres da Música Alemã
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Quando: Quarta-feira, 5 de junho de 2013, às 21h
Quanto: Entrada franca