Representantes das 10 Instâncias de Governança puderam debater o alinhamento das atividades e orientações técnicas para que cada região possa desenvolver o turismo de forma independente e sustentável. O encontro foi aberto pelo secretario de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, que anunciou algumas mudanças para o crescimento do setor.
“Vamos alinhar nossos trabalhos em prol do desenvolvimento turístico em todo estado. Já comecei a passar pelas dez regiões turísticas para alinharmos algumas idéias”, comentou o secretario frisando que a SOL não existe apenas para pagar projetos referentes a festas. “Esta secretaria desenvolve políticas publicas para o desenvolvimento turismo, cultura e esporte e precisamos e não ser apenas uma mera pagadora de projetos, por isso peço toda dedicação das instâncias para desenvolver estas três áreas em cada um das dez regiões”, completou.
Foto: Bruna Bertoldi/SOL/ASCOM
A diretora do PDIL, Elisa Wypes Sant'Ana de Liz, fez uma apresentação sobre como deve ser o processo de desenvolvimento do turismo nas regiões. “O desenvolvimento dever partir de cada Instância, respeitando as diversidades culturais, agregando valor a cada região”, comentou.
O presidente da Santur, Valdir Walendowisky, comentou que a promoção das dez regiões turísticas, também depende do trabalho individual das Instâncias, mantendo os destinos atrativos para o turista. “Agora sabemos com antecedência quais feiras nós iremos divulgar o nosso estado e para isso precisamos do apoio de cada uma das 10 Instâncias”, comentou.
Os presentes puderam sanar dúvidas a respeito do Plano Catarina de Turismo, o novo sistema SIGEF, assim como o novo decreto que delimita datas e valores para que projetos sejam cadastrados.