A- A A+

O secretário de turismo, cultura e esporte, Beto Martins, presidiu no ultimo dia 24/03, em São Paulo, sua primeira reunião como Presidente da Comissão de Turismo do Codesul, que engloba os estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O presidente da Santur, Valdir Walendowski, e a diretora PDIL, Elisa Wypes Sant'Ana de Liz acompanharam todas as reuniões, inclusive as que trataram de vôos regionais.
Santa Catarina não possui vôos regulares para Foz do Iguaçu. Segundo Beto, muitos turistas nacionais e internacionais que vem a Foz, poderiam criar um roteiro mais amplo na região e deixam de vir para Santa Catarina por falta desta opção. “Estou definido uma comissão que vai estudar a demanda e agendar reunião com companhias aéreas com foco regional que possam se interessar pela rota”, comentou Beto.
As férias e retomada do calendário escolar também foram debatidos durante a reunião.
A proposição de autoria do secretario, trata de evitar prejuízos ao trade turístico dos quatro estados, já que a antecipação do início das aulas para o período imediatamente posterior ao Carnaval, tornou a chamada temporada de verão muito curta, ocasionando perdas ao setor turístico que acaba tendo pouco tempo para trabalhar.
“A idéia é que os calendários sejam alinhados para no mínimo sempre e somente no mês de março”, afirmou o secretario.
O estado do Rio Grande do Sul já antecipou que pratica esta medida. Representantes do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul pediram copia do procedimento adotado pelos gaúchos para poderem se adaptar. “É claro que, neste caso, Santa Catarina terá que buscar esta adaptação também e este assunto pretendo tratar direto com o secretario de educação Eduardo Deschamps e governador, Raimundo Colombo”, finalizou Beto. 

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito