A Diretoria de Políticas Integradas do Lazer, em conjunto com a sua gerência de políticas de turismo, encerrou o trabalho de desenvolvimento do segmento de turismo LGBT. A última reunião, sob a coordenação da SOL, ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte nesta sexta-feira (12/04). Ao longo dos 10 encontros de trabalho, que se iniciaram em 2012, o grupo de trabalho formado por empresários, representantes de municípios e terceiro setor, se dedicou na estruturação do turismo LGBT, em especial, no levantamento das prioridades para o segmento no estado.
Como um primeiro resultado desse trabalho, a SOL e a SANTUR, em parceria com o GT de Turismo LGBT, realizou no último dia 26 de março, o “Seminário de Turismo LGBT de Santa Catarina” a fim de debater as especificidades deste segmento. O resultado do seminário foi bastante positivo e reforçou ainda mais a importância do GT de Turismo LGBT e todo o trabalho desenvolvido ao longo destes meses, fundamentais para fortalecer as ações que estão sendo planejadas pelo Governo de Santa Catarina.
A partir de agora, a SOL não ficará mais a frente do processo, devendo este papel ser assumido pela presidente do GT de Turismo LGBT, Marta Dalla Chiesa.
O segmento LGBT é um grupo de consumo de alto poder aquisitivo, distribuído em todos os mercados geográficos, com pessoas de todas as idades, mas com foco específico. Assim como outros segmentos, consome cultura, esporte, natureza. É preciso trabalhar estratégias de mercado e de produtos e desenvolver capacitação para atender a essas demandas.