O objetivo do plano, segundo o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, é indicar diretrizes e ações práticas a serem executadas para desenvolver o setor, e principalmente melhorar o fluxo turístico, gerando emprego e renda. "A ideia é estruturar o setor para aumentar a permanência média e o gasto médio diário individual, aumentando assim a receita do município por meio da atividade turística", afirmou.
A primeira etapa do planejamento em São Joaquim foi a pesquisa, realizada em agosto de 2012, envolvendo empresários do comércio e do ramo turístico. O trabalho apontou que o planejamento é necessário, 73,3% dos entrevistados respondeu que o turismo vem crescendo, mas sem planejamento e 76% afirmou que o turismo é muito importante para o município. "Uma das principais deficiências apontadas é com relação a apresentação visual do ambiente urbano, que necessita de melhorias na apresentação das lojas, ruas e praças", explicou Valdir.
Após a sensibilização e apresentação dos dados obtidos na pesquisa, o próximo passo será a projeção das ações e identificação dos responsáveis por cada atividade a ser desenvolvida. "Uma das ações, já em andamento, está relacionada exatamente à revitalização de espaços comerciais e embelezamento no centro da cidade, em parceria com o Sebrae", informou a Secretária Regional, Solange Scortegagna Pagani. Durante a reunião, representantes do setor privado e público assinaram ainda um termo de compromisso com o Plano. "O envolvimento e comprometimento de todos os atores no planejamento e discussões é fundamental para que o Plano obtenha sucesso", destacou Solange.
A mesma metodologia de planejamento estratégico esta sendo aplicada em Urubici há dois anos e já apresenta alguns resultados práticos, através de parcerias firmadas com entidades como o Senac (capacitação in loco para empreendimentos de meios de hospedagem, bares, restaurantes e similares, e comércio local em geral para atendimento aos turistas); Sebrae (consultoria de empreendedorismo para comerciantes (apresentação, disposição dos produtos, design, inovação, formatação de novos negócios com identidade local); Senac (identificação de talentos culturais, realização de oficinas e elaboração de programação de ativEpagri (agroindústria de transformação de produtos locais como tomate seco, frutas secas, polpas, conservas, entre outros).