Gerentes de turismo, cultura e esporte das 36 Secretarias Desenvolvimento Regional de Santa Catarina lotaram o auditório da SOL para uma capacitação e orientação a respeito do Decreto 1.309, Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal/SIGEF e os programas e projetos elaborados pelo PDIL. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, abriu o evento acompanhado dos presidentes da Santur, Fundação Catarinense de Cultura e Fesporte.
Beto Martins explicou aos gerentes que o Decreto 1309, assim como a nova Instrução Normativa, irão colocar limites e oferecer critérios claros a respeito da liberação e aplicação dos recursos vindos do Funturismo, Funcultural e Fundesporte.
Foto: Saul Oliveira
Assim que o sistema for aberto para cadastramento de novos projetos, eles já serão realizados no Sistema SIGEF e terão tetos pré-estabelecidos, visando uma melhor distribuição de recursos e auxiliando os proponentes a aplicarem melhor o dinheiro público nas três áreas. “Estamos seguindo um padrão que já está sendo aplicado em Brasília, pelo Ministério do Turismo. Nós trabalhamos para um governo que pretende deixar obras estruturantes como legado, aplicando o dinheiro em projetos que atinjam o maior número de catarinenses”, argumentou o secretario Beto Martins.
O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, lembrou aos gerentes que nem só de projetos vive o turismo de Santa Catarina. “É de fundamental importância a colaboração e auxilio dos gerentes nas SDRs na capacitação e melhorias do setor em cada uma cidade com potencial turístico de Santa Catarina”.
Já o presidente da Fesporte, Adelir Pecos Borsatti, concordou com as mudanças propostas pelo governo e disse que limites são importantes para uma melhor distribuição de recursos.
O presidente da FCC, Joceli de Souza, defendeu um maior investimento em obras estruturantes.
Todos os gerentes acompanharam palestras desenvolvidas por diretores e gerentes da SOL, além de receberem uma apostila com resumo de todos os temas apresentados.
O secretário já adiantou que a próxima reunião para capacitação será com todos os secretários municipais de turismo, cultura e esporte dos 295 municípios catarinenses no Teatro Ademir Rosa no Centro Intergrado de Cultura com data ainda a definir.