Os enxadristas blumenauenses Gabriel de Borba (8) e Thiago Carstens Dobuchak (12), alunos do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, conquistaram ouro e prata nas categorias sub 8 e 12 anos, respectivamente, no IX Campeonato Sul-americano de Xadrez da Juventude, evento que aconteceu entre os dias 3 e 7 de dezembro na cidade de Cochabamba, na Bolívia, com a participação de representantes de seis países - Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru. Eles recebem apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte (SOL), com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte).
Gabriel terminou, de forma invicta, com 6,5 pontos nas sete rodadas da competição que reuniu 28 enxadristas com idade até 8 anos, obtendo um título inédito para o xadrez brasileiro no sul-americano desta categoria de idade. Com esse resultado, o enxadrista garante a participação no Festival Pan-americano da Juventude de 2013.
Na categoria sub 12 anos, Thiago somou 5,5 pontos e conquistou o vice-campeonato na categoria que contou com 43 enxadristas de seis países. O primeiro lugar ficou com o enxadrista argentino Facundo Bellido, com seis pontos. O blumenauense Guilherme de Borba (Bom Jesus) também competiu na categoria e obteve a 27ª colocação.
Gabriel é bi-campeão catarinense 2011/2012, vice-campeão brasileiro da categoria sub-08 anos absoluto de 2012, bi-campeão brasileiro escolar de 2010/2011 e co-campeão brasileiro escolar de 2012. Thiago é o atual campeão catarinense, é vice-campeão brasileiro escolar e também é campeão brasileiro absoluto sub-12 anos.
Com informações da Assessoria de Imprensa de Gabriel de Borba