A equipe de Jaraguá do Sul é a campeã na modalidade de tiro armas longas da 52ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), competição que começou no dia 6 de novembro e prossegue até o próximo sábado (17), em Caçador, no Meio-Oeste do Estado.
Joinville ficou em 2º lugar, com Timbó em 3º. No tiro armas longas são somadas as notas de quatro provas para definir a classificação geral: carabina ar, carabina ar seta, carabina apoiada e carabina deitado. Dez municípios participaram das provas.
Na carabina apoiada, prova disputada na última terça-feira (13), a medalha de ouro por equipe ficou com Pomerode. São Bento do Sul ganhou a prata; Ibirama ficou com o Bronze, enquanto Jaraguá do Sul acabou em 4º lugar. Já no individual, o ouro ficou com Hans Joachin Barg, de São Bento do Sul. A prata é de Altair Curt Lauritzen, de Brusque; e Marcos Glau, de Pomerode, ficou com o bronze.
Integrante da Seleção Brasileira desde 1996, Samuel Leandro Lopes, 33 anos, é um colecionador de títulos, principalmente dos Jasc. Aos 12 anos, Samuel disputou seu primeiro Campeonato Estadual e, aos 15 anos, começou a competir nos Jogos Abertos de Santa Catarina. “Minha primeira medalha de ouro foi nos Jasc de 1995”, recorda. “Na carabina deitado, sou recordista dos Jasc desde 1999, quando fiz 594 pontos de 600 possíveis. Na época, foi recorde brasileiro”, lembra. Samuel foi campeão sul-americano e brasileiro várias vezes, campeão ibero-americano e já disputou dois Pan-americanos, sempre nas provas olímpicas: carabina ar e carabina deitado.
Além de disputar as competições, Samuel é técnico da equipe desde 2000. “Nesse período, fomos campeões dos Jogos Abertos em 2001, 2006, 2007, 2009 e 2012; fomos vice em 2011; e ficamos em 3º em 2010”, enumera, ao lembrar que, em 2008, e os Jogos Abertos não foram disputados por causa da enchente. “Trouxemos 18 atletas para a competição, mas trabalhamos com cerca de 60 atiradores, que passam o ano se preparando para sempre entrar na disputa com grande possibilidade de título”, afirma.
No tiro armas curtas foram somadas as notas nas provas de fogo central, pistola ar e pistola livre. O troféu de campeão e a medalha de ouro ficaram com Florianópolis, com 19 pontos. Timbó, com 16 pontos, levou a prata, e o bronze ficou com Caçador, que somou 14 pontos. Falta definir o troféu de tiro ao prato, que tem a participação de 17 municípios na disputa das provas de trap double, nesta quarta-feira (14) e trap americano, competição que vai até sexta-feira (16).
Nos Jasc de 2011, realizados em Criciúma, Chapecó foi campeão nas armas curtas, com Timbó na 2º colocação; Joinville ganhou nas armas longas, com Jaraguá do Sul levando o vice; e Joinville venceu também no tiro ao prato, e Criciúma ficou com a medalha de prata.
Os Jogos Abertos de Santa Catarina são uma promoção do Governo de Santa Catarina, com realização da Fesporte e apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e das prefeituras. A competição reúne aproximadamente 4,5 mil atletas de 83 municípios, que disputam 47 troféus em 26 modalidades.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Fesporte