A- A A+

 Este é o tema do desfile oficial que abre na noite de hoje (10) a 29ª Oktoberfest de Blumenau. O espetáculo que acontecerá na Rua XV de Novembro, no centro da cidade, vai contar com 2800 figurantes divididos em 105 atrações e 16 carros alegóricos. Após o \desfile, a festa começa nos pavilhões da Vila Germânica com a sangria do primeiro barril de chope, feita pelo prefeito João Paulo Kleinübing.

O governador Raimundo Colombo, acompanhado do secretário regional de Blumenau, Cleverton João Batista, participará do desfile e da solenidade de abertura do evento. O Governo de Santa Catarina, em apoio e incentivo às tradições e a cultura germânica, investe R$ 700 mil por meio do Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo (Funturismo) para a organização da 29ª edição da festa.
Em toda a extensão da Rua XV haverá grades de proteção para garantir a segurança das pessoas que assistem ao desfile e daquelas que desfilam. O trânsito de veículos pela via será interrompido uma hora antes de começar o espetáculo.

Os desfiles vão levar para a rua um pouco da história, das tradições e da cultura de Blumenau e do Vale do Itajaí, bem como da própria Oktoberfest. A passagem das alegorias será feita por subtemas: Abertura, Isto é Oktoberfest, Nossa Cultura, Celebrando a História, A Gastronomia, A Arte, Aos Turistas, A Família, A Festa, Encontro de Amigos e Vamos à Oktoberfest Assim.
A 29ª Oktoberfest segue até o dia 28 e terá ainda outros cinco desfiles oficiais no centro da cidade. Este ano, a festa terá excepcionalmente 19 dias. A expectativa da organização é de que o evento reúna nesta primeira semana (de quarta a domingo) 230 mil visitantes em função do feriado nacional de 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida).
Inspirada na Oktoberfest de Munique, a versão blumenauense nasceu da vontade do povo de expressar seu amor pela vida e pelas tradições germânicas. A primeira edição foi realizada em 1984. Atualmente, é considerada a segunda maior festa alemã do mundo.
A Oktoberfest de Blumenau ostenta um número admirável: em suas 28 edições mais de 17 milhões de pessoas passaram pelo Parque Vila Germânica. Isto significa que um público superior a 700 mil pessoas, em média, por ano, participou da festa desde a sua criação.
Com informações da Assessoria de Imprensa da SDR de Blumenau

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito