A cidade de Urubici é pioneira na criação do Plano municipal de turismo - planejamento / ação. O destaque está na metodologia que é mais prática, assim que as necessidades são levantadas, as ações são realizadas. O objetivo é solucionar as deficiências antes mesmo do termino do desenvolvimento do Plano. Entre 18 e 20 de setembro, os técnicos de turismo da Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte (SOL) visitaram a serra para verificar as necessidades do município de Urubici.
Reuniões foram realizadas com a classe empresarial, abordando a importância do Cadastur – programa de classificação hoteleira e cadastramento de empreendimentos voltados ao turismo. Foi apresentado a CDL um parceria entre a SOL e o Senac, para capacitar os trabalhadores do setor, por meio do ensino a distância e aulas práticas no local de trabalho. As estradas também foram pautas dos encontros, o Programa SC Rural, por meio da Secretaria de Infraestrutura, avalia a possibilidade de melhorias nas vias municipais e estaduais que levam os turistas ao município.
Os colaboradores da SOL desenvolveram uma palestra para os alunos do curso técnico de hotelaria e turismo. Também, fizeram uma visita guiada com coordenadores de escolas municipais, para que eles compreendessem o funcionamento do roteiro turístico da cidade e repassassem aos alunos. O meio ambiente foi tema do encontro com o Instituto Serrano, abordando a questão dos atrativos turísticos da região e a visitação sem controle. Houve uma conversa inicial sobre o desenvolvimento da cultura da Letônia para região, que necessita de mais identidade.
A próxima visita a Urubici está prevista para outubro, quando os técnicos de turismo irão verificar as ações e darão continuidade ao Plano gerando debates com a população, autoridades municipais, empresários e entidades ligadas ao turismo.