A- A A+

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), anuncia a reabertura do Teatro Ademir Rosa, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O evento está agendado para o dia 20 de setembro, às 20h. A noite de gala trará o espetáculo Grande Suite Don Quixote, da escola de Balé do Teatro Bolshoi no Brasil. “É com muito orgulho que devolveremos este instrumento cultural aos catarinenses totalmente revitalizado e em grande noite proporcionada por esta escola, que é outro grande orgulho dos catarinenses”, enfatiza o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Joceli de Souza.

Sobre o espetáculo - Grande Suite Don Quixote, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, contará com a apresentação de 100 jovens que se revezarão no palco do Teatro Ademir Rosa, dançando a vibrante história do balé Don Quixote e em uma releitura da obra de Miguel de Cervantes com nova versão coreográfica de Vladimir Vasiliev. A história se passa na Espanha e narra o romance de uma linda moça, Kitri, e um pobre barbeiro, Basílio, que enganam o insolente e rico Gamach, noivo da heroína, com quem Lorenzo, seu pai, a força se casar. Com a ajuda de Don Quixote, nobre cavalheiro, e Sancho Panza, seu fiel escudeiro, os apaixonados Kitri e Basílio se casam numa grande festa em Barcelona.

O documentário Ademir Rosa- A Arte de Viver será exibido pouco antes do grande espetáculo do balé Bolshoi. Produzido há cinco anos pela jornalista Tatiana Kinoshita e editor e finalista, Everton Medeiros, para a TVAL, programa Testemunhos da História, em homenagem aos 10 anos de morte do ator. Na época foi exibido no cinema do CIC em sessões abertas ao público.

Ademir Rosa foi ator de teatro no Grupo Armação, junto com Isnard Azevedo foi um dos fundadores da trupe de teatro Dromedário Loquaz. A política também fez parte de sua vida por meio de atuações sindicalistas, como fundador do Partido dos Trabalhadores em Santa Catarina. Como educador deixou legado sendo professor de sociologia da UFSC. Como atleta foi jogador amador de futebol pelo Unidos Futebol Clube do Campeche.


Pautas - Foi instaurada na FCC uma comissão especial de pautas para todos os espaços administrados pelo Estado, incluindo o teatro Ademir Rosa. A comissão é formada por nove membros que avaliam os pedidos dos proponentes oriundos de todo o País. Esta comissão já está com a pauta das primeiras semanas de espetáculos do Ademir Rosa praticamente fechada. O que é possível antecipar é de que está sendo dada prioridade aos espetáculos de artistas catarinenses.

Sobre o Teatro - O Teatro Ademir Rosa ocupa uma área de 1.746,46 metros quadrados. A abertura oficial ao público ocorreu no dia 25 de julho de 1983. O nome dado ao teatro é uma homenagem ao ator catarinense Ademir Rosa, que morreu de câncer em 1997. Nascido em Florianópolis, formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e fez pós-graduação em Teatro-Educação pela Universidade do Estado (Udesc). Foi professor de história na rede estadual de ensino, no Colégio de Aplicação da UFSC, e em cursos pré-vestibulares. Ademir Rosa também deu aulas de Sociologia na UFSC.

Com informações da Assessoria de Imprensa da FCC

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito