Os Fóruns Regionais da Cultura foram encerrados no último dia 3 de setembro, após a validação das diretrizes e ações contidas na matriz situacional. Na maioria dos encontros ocorridos nas dez macrorregiões, que contemplaram todo o território catarinense, houve participação de todas as instâncias como poder público, sociedade civil, artistas, produtores culturais, instituições de ensino e terceiro setor. “Apesar do número de pessoas participantes não ter sido o esperado, a qualidade das discussões contribuiu para a construção do processo de elaboração do plano, através de consenso respeitando as múltiplas visões de cada questão para o interesse de grupos diversos e de cada região”, comentou a gerente de cultura do PDIL, Susana Biachini Simon.
Segundo a gerente, o processo participativo e democrático levou em consideração o conhecimento local, as habilidades, as vocações, a cultura local e as experiências do setor cultural em cada região, respeitando toda a diversidade existente no Estado.
Para as dez comissões técnicas- constituídas nas macrorregiões para atuarem como interlocutores junto à comissão técnica estadual- foram enviadas as orientações para a partir do conhecimento sistematizado nas discussões anteriores, e com um olhar nos documentos existentes, traçar uma descrição pormenorizada da área cultural a partir dos dados e informações que serão atualizados.
Aos membros da comissão ficou atribuída a responsabilidade pela socialização das informações, através da promoção de fóruns/ reuniões de debate e consulta à população. “O objetivo é levar em consideração as visões regionais, as expectativas setoriais, as demandas, possibilidades e potencialidades regionais. Estes grupos de trabalho participarão do processo de construção do Plano Estadual de Cultura, que será deliberado com o Fórum Estadual da Cultura, previsto para o mês de novembro do corrente ano”, finaliza Susana.