Mais esportes aquáticos para Grande Florianópolis. Essa é a sugestão dos participantes do Fórum Regional de Esporte, que está ocorrendo hoje, na ilha. O evento já passou por outras cinco cidades, identificando as necessidades de cada região e promovendo debates entre os profissionais da área e a sociedade. O objetivo é criação do Plano Estadual do Esporte.
Fotos: Saul Oliveira/SOL/ASCOM
O professor de educação física que trabalha com esporte de rendimento e inclusão, Dulcimar Grando, destacou: “Definir as diretrizes esportivas regionais e estaduais, requer tempo para debater. O fórum é a melhor oportunidade para fazê-lo”. Ele lembrou que as áreas esportivas funcionam em equilíbrio, por isso as ações devem ser tomadas após muito estudo e planejamento.
Segundo a gerente de Políticas do Lazer, Rosangela Laura Ventura Gomes, todas as regiões visitadas levantaram questões como: A necessidade de profissionais formados para atuar na área esportiva, capacitar as demandas regionais, falta de pesquisa e dados relacionados no setor e a necessidade de planejamento do esporte de rendimento. Os participantes do evento, em Florianópolis, debateram os critérios para aplicação de recursos estaduais e sugeriram a valorização dos esportes aquáticos, visto que a região tem potencial.