A SANTUR inicia um novo período de trabalho em conjunto com a consultoria Chias Marketing para ordenar e orientar a implantação do nosso Plano Catarina 2020 – Marketing Turístico do Estado de Santa Catarina. Gestores das regiões turísticas, gerentes, coordenadores e técnicos da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte responsáveis por produto e interlocução com as instancias regionais estão participando deste seminário.
Foto: Saul Oliveira/SOL/ASCOM
Segundo o presidente da Santur, Valdir Walendowiski, a eficiência e o sucesso deste trabalho dependem do envolvimento direto de todos os gestores regionais, que deverão estar, ao final, devidamente preparada para colocar em prática os procedimentos compatíveis e adequados à implantação das estratégias e programas de marketing estabelecidos para suas Regiões Turísticas, sistematizados nos Plano Operacional das Regiões Turísticas que compõem a FASE IV do Plano Catarina 2020. “O Plano Catarina tem que estar em constante evolução, já que turismo é dinâmico”, afirmou.
A diretora de Políticas Integradas de Lazer, Elisa Wypes Sant´Ana de Liz, explicou que neste momento o estado trabalha com o realinhamento das três áreas, Turismo, Cultura e Esporte. “Já estamos visitando as 10 regiões turísticas e por isso é importante os gestores e técnicos estarem a par dos próximos passos do Plano Catarina”, disse Elisa.
Segundo a diretora da Chias Marketing, Patrícia Servilha, Santa Catarina é um dos cinco estados brasileiros que está investindo em um plano de marketing a longo prazo. Os últimos dois anos serviram para pesquisar e assim direcionar estrategicamente os investimentos do Estado em marketing. “Hoje sabemos que Santa Catarina aproveita 29% de seus produtos turísticos. Paris aproveita 80%. Acreditamos no enorme potencial do estado em crescer neste segmento e estamos trabalhando para isso”, avalia.
Patrícia defendeu o investimento no turista do Mercosul. “Estamos próximos e temos tudo o que eles precisam. Trabalhar uma identidade é importante, já que o os países do Mercosul são parceiros, mas também concorrentes em potencial. Paraguai, Chile e Equador investiram pesado em seu plano de marketing”.
As dez regiões turísticas de Santa Catarina serão visitadas e deverão assistir ao seminário. Na próxima semana será a vez da região oeste.