Florianópolis, 02 agosto- O Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina se reuniu com o governador Raimundo Colombo na tarde de ontem para discutir a ampliação e a conscientização do poder público sobre o enorme potencial que o setor do Turismo representa para Santa Catarina.
Divulgação.
O setor gera R$ 14,8 bilhões em receita, o que representa 12,5% do PIB catarinense, segundo pesquisa com metodologia da Oxford * (2009). Também emprega, formalmente, 510.000 catarinenses, isto representa 11,9% do número total dos postos de trabalho do Estado.
Segundo a presidente do Conselho Estadual de Turismo, Jô Cintra, o Manifesto do Turismo, elaborado pelos conselheiros e o trade turístico, permitiu-se propor as diretrizes estratégicas para o setor de 2012 a 2013. “Queremos estar mais alinhados com o poder público e todas as políticas desenvolvidas para este setor. O Manifesto é um instrumento de comunicação entre o trade turístico catarinense e o Governo de Santa Catarina sobre o processo de regionalização, monitoramento, capacitação e infra-estrutura”, explicou.
Santa Catarina já ocupa o 4º lugar no ranking dos Estados com maior número de eventos internacionais, segundo a ICCA (2011). E, é o Estado mais lembrado, nos últimos cincos anos, pelos leitores da Revista Viagem (2011). “O que nós queremos é a garantia de que todo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 20 anos não seja esquecido. É importante não nos acomodarmos se quisermos ser um estado que também vive de seu potencial turístico”, comentou Jô Cintra.
O governador Raimundo Colombo recebeu o Manifesto e afirmou conhecer a importância do turismo. “Investimos muito neste setor, principalmente na quebra da sazonalidade do turismo de verão. Queremos turistas o ano todo, inclusive no inverno e para isso não existe lugar melhor que a Serra Catarinense”, comentou.
A rica diversidade de paisagens e culturas de Santa Catarina é o principal diferencial que lhe proporcionam imensas oportunidades de crescimento para essa década. O Estado se destaca nos seguintes segmentos: Turismo de Negócios&Eventos, Turismo Esportivo, Turismo Cultural (religioso), Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo Rural e Turismo de Sol&Praia. Tem potencial real para, em breve, ser líder no Turismo Náutico também, segundo a FGV (2011). Santa Catarina é o 3º Estado em fluxo turístico internacional, segundo a pesquisa Ibobe/Ministério do Turismo (2011).