O projeto Desenvolvendo para o Futebol é uma iniciativa do Instituto Avaí Futebol Clube que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), por meio de recursos do Fundesporte, auxílio que tornou o projeto realidade. O objetivo é incentivar a prática do futebol para crianças e adolescentes, afastando-as da violência e das drogas. Desde o mês de abril, jovens participam, integral ou periodicamente, das atividades esportivas. Entre oito e dez anos as crianças são inseridas nas atividades de iniciação. Já dos 12 aos 18 anos os adolescentes são incluídos nas atividades de formação.
Foto: Divulgação
Os treinamentos ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, das 14 às 18 horas. Nos finais de semana, há jogos de campeonatos oficiais ou jogos de confraternização. Em dias ensolarados os treinamentos e partidas ocorrem nos gramados suplementares da Ressacada. Em dias de chuva, as atividades são realizadas nas quadras de grama sintética, em frente ao estádio do Avaí.
Além de incentivar a atividade física, o projeto proporciona auxílio odontológico e psicólogo, alimentação e aulas de inglês. Há também uma parceria com o Senai para ensinar os garotos que residem no clube. Contudo, os participantes devem ter um boletim com boas notas, assim como manter a frequência nas aulas. Segundo o presidente do Avaí, João Nilson Zunino, parte das crianças que participam do projeto é carente, por isso há preocupação com o bem-estar delas. O presidente comentou: “Estamos entusiasmados com o projeto. Esperamos que muitos garotos ingressem ao time profissional”. Atualmente, há 64 garotos que moram nas estruturas do clube e mais de 100 participantes dessa ação.
Esse é o primeiro ano do projeto, que deve se estender até o fim de 2012. Entretanto, os dirigentes do clube acreditam na continuidade dessa ação, que além de revelar novos craques do futebol visa formar cidadãos conscientes e preparados para o futuro.