Cerca de 937 municípios brasileiros tem o registro de casos de exploração sexual de menores comprovada. Santa Catarina não é diferente. Para debater o assunto, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com o Ministério do Turismo, promove o Curso de Formação de Multiplicadores nas dez regiões turísticas do estado de Santa Catarina.
Primeiro Curso de Formação de Multiplicadores em Florianopolis-SC
Um projeto a ser executado ao longo de 2012 e que irá trabalhar a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos equipamentos turísticos. Ao mesmo tempo desenvolver, através da atividade turística, a proteção ao meio ambiente, a redução da pobreza e desigualdades regionais, mediante a criação de empregos e geração de renda.
As ações do Programa são realizadas por agentes públicos federais, estaduais e municipais, empresários, profissionais do turismo e segmentos da sociedade civil.
Este curso tem como objetivo formar multiplicadores do setor de turismo e os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, para que contribuam na prevenção à exploração sexual contra crianças e adolescentes nas atividades turísticas e, assim, saibam como prevenir e agir perante uma situação concreta de violação de direitos contra as crianças e adolescentes nos equipamentos turísticos.