A- A A+

O 16º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2012 abre nesta sexta-feira (15) no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, com o lançamento no Brasil do mais novo filme do diretor Nelson Pereira dos Santos, A luz do Tom (2012, 120'), às 21 horas. Antes, às 19 horas, inicia a cerimônia de abertura, com homenagem ao diretor. O FAM 2012 tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Funcultural da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes/Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural).


alt
Helena Jobim e Nelson, nas filmagens de "A luz do Tom". (Foto: Dario de Almeida Prado Jr.)


O documentário inédito é codirigido por Marco Altberg, e baseado no livro “Antônio Carlos Jobim: um homem iluminado”, escrito por Helena Jobim, irmã do maestro. Retrata histórias de Tom Jobim através de mulheres importantes na sua vida: sua irmã Helena, a primeira esposa, Thereza e a segunda, Ana.


Para filmar o depoimento de Helena, em 2008, o diretor usou locações em Florianópolis, como a praia da Joaquina, que segundo o diretor lembravam o Rio de Janeiro da juventude de Tom. As outras locações são um jardim na serra fluminense, na entrevista com Thereza e o Jardim Botânico carioca, para o depoimento de Ana, local que o maestro dizia ser o quintal de sua casa.
É o segundo filme sobre Tom Jobim do diretor de 83 anos. Em 2011, lançou A música segundo Tom Jobim, dirigido em parceria com Dora Jobim, neta do maestro, documentário exibido em Cannes este ano e aplaudido de pé. É uma “sinfonia fílmica”, sem diálogos, conduzida por grandes intérpretes de suas composições.

Fonte: Assessoria de imprensa FAM

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito