Depois das duas novidades de junho, a ASP South America Surf Series 2008 terá sua próxima etapa em setembro na reedição do Gatorade Surf Classic na Prainha de São Francisco do Sul, norte de Santa Catarina. Em 2007, ele aconteceu com grande sucesso de público e de ondas e nesse ano foi confirmado com nivel 3 estrelas, oferecendo 50.000 dólares de prêmio e 875 pontos nos rankings do WQS e sul-americano profissional. O evento marcou a estréia do litoral norte de Santa Catarina no WQS e novamente será realizado na Semana da Pátria, de 03 a 07 de setembro, na ilha de São Francisco do Sul. O Gatorade Surf Classic também valerá como a quarta das sete etapas do ASP South America Surf Series 2008, competição que define o campeão sul-americano da temporada. O WQS é um evento com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundesporte - Fundo de Incentivo ao Esporte.
O carioca Raoni Monteiro lidera este ranking desde sua vitória no Hang Loose Pro Contest em fevereiro nas ondas “prime location” da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE). Ele não foi bem no Billabong Surf ECO Festival na Praia do Forte, litoral norte da Bahia, mas chegou nas oitavas-de-final do Local Motion Guarujá Surf Pro para manter a ponta. O carioca Simão Romão foi vice-campeão nessa prova paulista na Praia das Pitangueiras para assumir a igualmente segunda posição na classificação geral das três primeiras etapas.
A quarta é o Gatorade Surf Classic, nos dias 03 a 07 de setembro na linda Prainha de São Chico. “Vamos fazer o evento da melhor forma possível”, promete Fernando Batista, da FOG Eventos, que realiza a etapa do Mundial WQS que estreou no ano passado. “Não conseguimos toda a verba que esperávamos para melhorar ainda mais o evento, pois estamos em ano de eleições municipais, Olimpíadas, mas o evento será realizado com nível 3 estrelas mesmo”.
O novo presidente da Federação Catarinense de Surf (FECASURF), Frederico Leite, ficou feliz por não perder mais um evento logo em seu primeiro ano dirigindo uma das principais entidades estaduais do esporte no país. “Já teve o 6 estrelas do Costão do Santinho que foi um sucesso de retorno de mídia no ano passado e acabou cancelado, então não podemos deixar que isso aconteça com as outras etapas do WQS marcadas para o estado”, preocupa-se.
“O problema é que estamos em ano eleitoral e isso dificulta o apoio municipal que vem sendo fundamental para a realização desses eventos de grande porte, de nível internacional. Outro diferencial é que agora os eventos são feitos por promotores e a Federação só dá um suporte”, destaca Fred, como é mais conhecido o dirigente. Além do Gatorade Surf Classic, Santa Catarina também sediará mais duas provas do Mundial WQS, uma feminina no Costão do Santinho em 01 a 05 de outubro e o Maresia Surf International na Praia Brava de Itajaí nos dias 14 a 19 do mesmo mês.
A ASP South America apresenta neste ano seu mais forte calendário da história. Apesar do cancelamento do 6 estrelas do Costão do Santinho, tem três novidades no WQS masculino. Duas já estrearam com grande sucesso na nova perna de junho, o Billabong Surf ECO Festival na paradisíaca Praia do Forte do litoral norte da Bahia e o Local Motion Guarujá Surf Pro, que marcou a volta da Praia das Pitangueiras ao Circuito Mundial depois de 12 anos de ausência. A outra prova inédita é o 6 estrelas Rio Surf International na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro, berço do esporte no país. Também com o mesmo nível, o Maresia Surf International na Praia Brava de Itajaí e o Onbongo Pro Surfing em Ubatuba (SP), completam a “perna brasileira de fim-de-ano” da ASP South America Surf Series.
“Para a ASP South America, o WQS de São Francisco do Sul é muito importante para que os surfistas brasileiros somem pontos para melhorarem suas pré-classificações para as principais etapas do Circuito Mundial”, destaca Roberto Perdigão, diretor da ASP South America. “O Gatorade Surf Classic foi um sucesso, lotou a Prainha e proporcionou um grande espetáculo esportivo graças as excelentes ondas que quebraram na semana do evento. Com certeza, estimulou o turismo nas praias da região norte de Santa Catarina e atraiu uma multidão de aficionados do esporte. Por tudo isso, São Chico não poderia ficar de fora do calendário e parabéns pelo empenho da FOG Eventos e seus patrocinadores, o apoio da nova diretoria da Federação Catarinense de Surf, além do suporte dos órgãos públicos estaduais e municipais que foram fundamentais para garantir a manutenção do Circuito Mundial na Prainha”, enaltece Perdigão.
Em sua primeira edição, o Gatorade Surf Classic foi vencido pelo jovem carioca Eric de Souza, filho de uma das maiores lendas-vivas do surfe brasileiro, Rico de Souza. Na grande final, ele derrotou o catarinense William Cardoso, o consagrado Fábio Gouveia e o atual integrante da elite mundial do WCT, o cearense Heitor Alves. A expectativa é de que o sucesso do ano passado se repita dentro e fora d´água, com a Prainha novamente lotada em setembro.
CALENDÁRIO DAS ETAPAS MASCULINAS DO ASP SOUTH AMERICA SURF SERIES 2008:
Fev 12-17 – 5 estrelas PRIME – HANG LOOSE PRO CONTEST – Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
Campeão: Raoni Monteiro (RJ) x Gabe Kling (EUA)
Jun 16-22 – 5 estrelas – BILLABONG SURF ECO FESTIVAL – Praia do Forte, Mata de São João (BA)
Campeão: Adriano de Souza (SP) x Marcelo Trekinho (RJ)
Jun 24-29 – 5 estrelas – LOCAL MOTION GUARUJÁ SURF PRO – Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
Campeão: Shaun Ward (EUA) x Simão Romão (RJ)
Set 03-07 – 3 estrelas – GATORADE SURF CLASSIC – Prainha de São Francisco do Sul (SC)
Out 06-12 – 6 estrelas – RIO DE JANEIRO INTERNATIONAL – Praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)
Out 14-19 – 6 estrelas – MARESIA SURF INTERNATIONAL – Praia Brava, Itajaí (SC)
Out 21-26 – 6 estrelas – ONBONGO PRO SURFING – Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
RANKING SUL-AMERICANO – ASP SOUTH AMERICA – 3 etapas:
01: Raoni Monteiro (RJ) – 4.050 pontos
02: Simão Romão (RJ) – 3.625
03: Leandro Bastos (RJ) – 3.275
04: André Silva (CE) – 3.163
05: Hizunomê Bettero (SP) – 3.025
06: Marcelo Trekinho (RJ) – 3.013
07: Odirlei Coutinho (SP) – 2.875
Assessoria de Imprensa WQS