O impacto da macroeconomia no varejo, os avanços tecnológicos e as transformações do mercado são a pauta da 44ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, em Jaraguá do Sul, promovida pela CDL local e FCDL/SC, a partir desta quinta-feira (24), no Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul. O evento conta com o apoio do Funturismo.
“O slogan desta edição do evento, ‘DNA do Varejo’, nos remete ao debate sobre nossa essência – como vender melhor, os desafios da concorrência e dos novos perfis de consumidores, além de questões políticas recorrentes, como a carga tributária e a burocracia”, explica Sergio Alexandre Medeiros, presidente da FCDL SC.
“O comércio é o maior arrecadador de tributos e um dos maiores geradores de empregos do estado, o que aumenta a importância de nosso encontro”, observa Neivor Bussolaro, presidente da CDL de Jaraguá do Sul, que sediou a mesma Convenção Lojista há uma década. “A cidade tem muitos ganhos: desde a cadeia produtiva de organização de eventos, até a rede hoteleira, lojas, restaurantes, bares e, em especial, a imagem diante do estado e do país”, acrescenta Wanderlei Passold, coordenador-geral da Convenção.
DNA do Varejo
O eixo do debate ‘DNA do Varejo’ envolve o comportamento e consumo das gerações ‘Y’ (nascidos após 1980) e ‘Z’ (nascidos após 1998), o comércio eletrônico, a responsabilidade social e ambiental, legislação (regulamentação, carga tributária, monopólio e globalização, entre outros). Participarão grandes especialistas do varejo, como Fernando Lucena (consultor e presidente do Grupo Friedman), Roque Pellizzaro Junior (economista, advogado e presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), Giuliano Donini (presidente da Marisol) e Sergio Alexandre Medeiros (empresário e presidente da FCDL SC).
“Nenhuma atividade econômica é tão humana quanto o comércio e estudá-lo significa estudar a essência do nosso próprio comportamento”, argumenta Sergio Medeiros, que considera o debate um dos principais momentos da Convenção Lojista. A mediação será do jornalista Carlos Stegemann. Também integram a grade palestras de Ricardo Amorim, Allan Barros, Leila Navarro e Roberto Shinyashiki. A Convenção também vai oferecer aos participantes visitas técnicas a empresas locais (WEG, Marisol, Duas Rodas e Sol Paragliders), e de confraternização no London Pub. O encerramento ocorre com apresentações artísticas e jantar típico com uma mini Schutzenfest com a participação da Banda Cavalinho (Blumenau) no pavilhão de eventos.
Programação
Dia 24/5, quinta-feira - Grande Teatro Centro Cultural da SCAR
18h – Recepção de convencionais e convidados
19h – Cerimonial de Abertura Oficial do Evento
Dia 25/5, sexta-feira – Grande Teatro Centro Cultural da SCAR
8h30 – Palestra Ricardo Amorim – “Economia e política”
10h30 – Palestra Allan Barros – “Marketing em vendas”
11h40 – Palestra Leila Navarro – “Comportamento e motivação”
Dia 26/5, sábado – Grande Teatro Centro Cultural da SCAR
8h30 – Painel “DNA do Varejo” com Fernando Lucena, Giuliano Donini, Roque Pellizzaro Junior, Sérgio Alexandre Medeiros e Carlos Stegemann (mediação)
10h – Palestra Roberto Shinyashiki – “Motivação”
20h – Cerimônia de encerramento – Pavilhão Municipal de Eventos (Rua Walter Marquardt)