O secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, José Natal Pereira, representou o Santa Catarina no World Travel & Tourism Council, realizado na última semana em Riviera Maya, no México. A reunião da Cúpula das Américas foi promovida pelo Ministério do Turismo do México. O presidente da Santur, Valdir Walendowsky e a presidente do Conselho Estadual de Turismo, Jô Cintra, também participaram do evento que foi o primeiro a unir os líderes de Viagens & Turismo de toda a região, reunindo representantes de topo dos setores público e privado, ONGs e mídia em uma rede única e fórum de discussão. A platéia era formada de líderes do turismo, setor privado e público de todas as Américas, incluindo: América Central, Caribe, América do Sul e América do Norte.
Segundo o presidente do México, Felipe Calderón, que abriu o evento, o turismo desempenha um papel muito importante nas economias das Américas. Regionalmente, a indústria gera nos EUA $ 250 bilhões em exportações, contribui 9% do PIB e suporta 1 em cada 10 postos de trabalho.
A agenda da Cúpula das Américas tratou de geração de empregos, agora e no futuro nas empresas hoteleiras regionais e globais, companhias aéreas, operadores turísticos e agências de viagens on-line. Os resultados preliminares indicam que as facilidades para obtenção de vistos por parte dos países do G20, geraria até 112 milhões de turistas internacionais a mais até 2015, aumentando de câmbio de US$ 206.000 milhões e criar 5,1 milhões de empregos adicionais durante os próximos três anos.
“Foi extremamente positiva nossa participação no WTTC deste ano. Santa Catarina está inserida no contexto do turismo mundial, mas é sempre necessário fazer um trabalho de divulgação, já que concorremos com milhares de cidades do mundo”, afirmou José Natal Pereira”.
O estudo apresentado pelo Ministério do Turismo do México observa que este setor é uma das atividades econômicas que mais crescem. Em 2011, em meio à crescente incerteza econômica, o fluxo de turistas aumentou 4,6 por cento para atingir 982 milhões de turistas no mundo. O setor também gera 8% dos postos de trabalho em todo o mundo e estima-se que cada fonte de emprego na indústria do turismo cria mais duas em outros setores. Turismo emprega mais pessoas do que seis vezes o do setor automotivo mundial, quatro vezes o setor de mineração e um terceiro mais do que o setor financeiro.
“Em Santa Catarina o turismo já é responsável pela geração de mais de 600 mil empregos diretos. Queremos ampliar este número, mas sempre com a preocupação de gerar um turismo sustentável”, comentou o secretário.