Enquanto este texto está sendo redigido, milhões de crianças e adolescentes no Brasil sofrem algum tipo de exploração sexual. São 937 municípios com casos de exploração sexual de menores comprovada, o que representa 17% de todas as cidades do país. Para debater o assunto, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), promove o I Seminário Turismo Sustentável e Infância SC. O objetivo é trabalhar a prevenção e o enfrentamento deste tipo de exploração sexual nos equipamentos turísticos de Santa Catarina. O evento ocorrerá no dia 9 de maio, das 9h às 18h30, no auditório da SOL. Entre os convidados estão o governador Raimundo Colombo, o secretário José Natal Pereira, o Ministro do Turismo, Gastão Viera, o presidente Conselho Estadual Direitos da Criança e Adolescentes, Leonardo Floriano Thives, e a presidente do Conselho Estadual de Turismo, Joseli Cintra.
“É importante para Santa Catarina, estado campeão na preferência dos turistas brasileiros, ter políticas claras de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Infelizmente este não é problema deste ou daquele estado, por isso a importância de trabalharmos em uma rede integrada com sociedade civil, trade turístico e poder público”, afirma o secretário José Natal Pereira.
A ideia deste seminário é apresentar o Programa de Turismo Sustentável e Infância em Santa Catarina para que os programas de enfrentamento contra a exploração sexual nos equipamentos turísticos sejam realizados no estado. A intenção é provocar a integração da rede de combate à E.S.C.A. Muitos estarão presentes no evento, farão o curso de multiplicadores do TSI (também parte do convênio), ao longo do ano nas regiões turísticas.
Sete palestrantes irão tratar do tema ao longo do dia. Todas as ações do Programa de Turismo Sustentável e Infância são realizadas por agentes públicos federais, estaduais e municipais, empresários e profissionais do turismo e segmentos da sociedade civil.
Confira a programação:
9h - 9h30min
Abertura - Mesa
Autoridades:
- Sua Ex.ª Ministro Gastão Vieira – MTUR; ou - Srª Bel Mesquita - Secretária Nacional de Políticas de Turismo; ou - Sr. Adelino S. Neto - Coordenador-Geral TSI / MTUR;
- Sua. Ex.ª Governador Raimundo Colombo;
- Sua Ex.ª Sr. José Natal Pereira – Secretário SOL;
- Joseli Ulhôa Cintra – Pres. do Conselho Estadual de Turismo;
- Leonardo Floriani Thives – Pres. Conselho Estadual Direitos da Criança e Adolescentes.
9h30min - 10h
Tema: Prevenção à Exploração Sexual no Turismo
Palestrante: Srª Elisângela Machado – CET-UnB ou - Sr. Neio Campos – CET-UnB.
10h - 10h15min
Coffee break
10h15min - 11h10min
Tema: A Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo - A Experiência do Código de Conduta do RN.
Palestrante: Jurema Márcia Dantas da Silva – Presidente Ong Resposta/ Conselheira do Conselho Nacional de Turismo, Professora de IES na área, e uma das autoras do Código de Conduta.
11h10min - 12h
Tema: Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Grandes Redes Hoteleiras: a Experiência da Rede Atlântica Hotels.
Palestrante: Dináurea Cheffins – Vice-Presidente RH Atlântica Hotels.
12h - 13h30min
Intervalo para almoço
13h30min - 15h
Tema: Marco Histórico e Conceitual da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Palestrante: Srª Gorete Vasconcelos – Childhood Brasil.
15h - 16h
Tema: Políticas Públicas de Turismo na Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Fortaleza.
Palestrante: Luiziânia da Silva Gonçalves – Coordenadora de Turismo - EEEP Paulo Petrola
Consultora de Turismo - Seduc
16h - 16h30min
Coffee break
16h30min - 17h
Tema: Programa Turismo Sustentável e Infância - SC
Palestrantes:
Srª Elisa Wypes S. de Liz – Diretora Políticas;
Srª Daniela N. Castro – Analista de Turismo SOL.
17h - 18h
Tema: Exploração Sexual Infanto Juvenil em Estabelecimentos Turísticos de Santa Catarina: Perfil Atual do Problema, Legislação Protetiva e Estratégias de Enfrentamento.
Palestrante: Drª. Priscilla Linhares Albino – Promotora de Justiça – Coordenadora Geral do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude;
18h
Encerramento