Florianópolis (18.04.2012) – O auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte esteve lotado policiais militares, civis e bombeiros militares. A secretaria da Segurança Pública, através da sua Diretoria de Integração, com apoio da SOL prestou homenagema 35 profissionais da Segurança Pública que se destacaram durante a Operação Veraneio 2011/2012.
O secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, José Natal Pereira, parabenizou os profissionais homenageados e lembrou que turista procura Santa Catarina por saber que este é um destino seguro. "Para se ter uma ideia, o Rio de Janeiro tentou levar o evento esportivo Iron Men para lá, mas não teve êxito exatamente por causa da segurança pública. Os organizadores e participantes preferem que o evento ocorra em Santa Catarina exatamente por ser um estado mais seguro", comentou Natal Pereira.
Para o presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky, a Operação Veraneio é fundamental para o êxito da temporada não só no litoral, como todo estado.
A grande novidade da Operação Veraneio 2011/2012 foram as parcerias com a Secretaria de Cultura, Esporte Turismo através dos programas Forçatur e Salvatur. Além dos investimentos nas áreas de pessoal e tecnologia, a Operação Veraneio apresentou números favoráveis como redução de 32% no número de ocorrências registradas e atendidas no comparativo com o ano anterior. Os programas Forçatur e Salvatur disponibilizaram recursos no valor de R$ 17,4 milhões, aplicados em melhorias nas polícias Militar, Civil e no Corpo de Bombeiros Militar. “Iremos ampliar estas propostas para o próximo ano, pois os resultados foram animadores”, comemora o secretário Grubba.
Foi através do Forçatur que a Polícia Militar, por exemplo, adquiriu, 270 terminais com sistema de consulta on line embarcada instaladas nas viaturas e criou um serviço de atendimento, usando vans móveis, com agentes bilingües para facilitar a comunicação com os turistas estrangeiros. Na Polícia Civil foi montada uma estrutura de delegacias móveis que percorreu os principais balneários e pontos de maior aglomeração.
Já o programa Salvatur garantiu a contratação de 1,2 mil guarda vidas civis que atuaram em conjunto sob a coordenação de 250 salva-vidas militares. Também houve investimentos na aquisição de 14 embarcações, 24 motonáuticas (jet sky) e 11 quadriciclos. O Salvatur prevê, ainda, a construção de 30 postos de guarda vidas ecológicos para melhor atender aos profissionais que atuam nos balneários.
Além do reconhecimento, os 35 homenageados receberão um certificado de destaque profissional e vouchers-prêmios que darão direito a dois pernoites em apto duplo c/ café da manhã na rede hoteleira deste Estado. O projeto teve o apoio da seccional catarinense da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e a Santur. Este é o segundo ano que é feita esta homenagem aos profissionais da Segurança Pública. Em, 2011 foram agraciados 25 policiais e bombeiros militares. A escolha dos homenageados obedeceu a critérios proporcionais de efetivo de cada uma das corporações participantes.