A expectativa de aumentar o turismo GLS no estado de Santa Catarina atraiu cerca de 300 operadoras de turismo vindos da Europa, Estados Unidos, Canadá, Japão entre outros para 29ª Convenção Anual Global da IGLTA. Estiveram presentes o secretario de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, José Natal Pereira, presidente da Santur,Valdir Walendowiski, representante da Embratur, Marco Lomanto e o representante da Wold Tourism Organization, Javier Blanco que apresentou um relatório inédito sobre este segmento turístico.
O secretário Natal Pereira enalteceu o trabalho da Santur e Convention Bureau de Florianópolis que culminou no sucesso do evento. “Sabemos que não foi fácil trazermos esta conferência para Santa Catarina e estamos muito orgulhosos de sermos a primeira cidade da América Latina a receber este evento”, afirmou.
Valdir Walendowiski acrescentou a importância de trabalhar com o turismo GLS. “Somos um estado com mais de 25 etnias diferentes, temos paisagens, personagens históricos e tudo o que turista precisa para fazer uma excelente viagem. Queremos atrair o turista GLS que viaja 29 dias por ano e gasta 30% a mais que o turista heterossexual”, comentou.
Tolerância e educação com o público GLS foram os principais fatores que fizeram com que Florianópolis batesse cidades como Madrid, Tel Aviv e Berlin, para sediar a 29ª Convenção Anual Global da IGLTA. Este dado ficou ainda mais visível no relatório realizado pela Wold Tourism Organization que informou que este segmento turístico movimentou no ano passado mais de US$ 140 milhões em todo mundo. “Apesar dos dados animadores é importante trabalharmos a homofobia que ainda é um dos problemas a ser sanado para que o turista GLS se sinta seguro nos países que visita”, argumentou Javier Blanco.
O evento reuniu os principais atores do trade internacional que trabalham com o segmento de viagens GLS. A convenção ocorre entre 12 e 14 de abril, no hotel Il Campanário em Jurerê Internacional. A IGLTA é hoje a entidade mais importante do segmento turístico GLS do mundo, congregando operadores e agentes de turismo, mídia, empresas de marketing e outras empresas-chave do trade turístico internacional. Fundada em 1983, conta com mais de 2600 associados em 89 países e representação em 24, através de seus embaixadores locais.
Dentro das atividades programadas, Santa Catarina estará também oferecendo press trips e
famtours destinados a profissionais de operadoras e meios de comunicação internacionais
registradas para o evento na capital catarinense, visando mostrar as potencialidades turísticas do estado e tendo como base as diretrizes do Plano de Marketing Turístico de Santa Catarina – Plano Catarina.
Outra oportunidade importante de mostrar as riquezas culturais e naturais do estado é através dos eventos sociais programados, especialmente as Recepções de Abertura e de Encerramento, em regiões diferentes da Ilha de Santa Catarina.
A própria notícia da captação do evento, assim como as posteriores ações promocionais,
tiveram como resultados uma ampla divulgação do destino através da mídia nacional e
internacional, as redes sociais e as feiras de turismo no Brasil e no exterior.