A- A A+

Espetáculo encenado pelo grupo capixaba, Clowns de Shakespeare, é uma das atrações da noite de abertura da Maratona Cultural de Florianópolis. Encenação gratuita terá início às 20h
O encontro entre dois nomes de destaque na cena teatral brasileira: o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal, Rio Grande do Norte, e o encenador Gabriel Villela, um dos mais importantes nomes do teatro contemporâneo no país marca o espetáculo Sua Incelença, Ricardo III, que será apresentado pela primeira vez em Santa Catarina, na próxima sexta-feira, 23, às 20h, na Catedral Metropolitana de Florianópolis, como parte das atrações de abertura da Maratona Cultural 2012.


 
O espetáculo parte do texto Ricardo III, de William Shakespeare, e ganha a rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes, das carroças ciganas, criando um diálogo entre o sertão e a inglaterra elisabetana.
 
A pesquisa musical desenvolvida no trabalho parte das "incelenças" (excelências), gênero musical tipicamente nordestino, usualmente atrelado aos costumes fúnebres da região, condição muito adequada à história de Ricardo, Duque de Gloucester, e sua trajetória de assassinatos e traições rumo à coroa da Inglaterra. Agregando valor ao universo da música nordestina, o rock clássico inglês traz um tempero especial que conecta a Inglaterra Elisabetana com o Nordeste brasileiro contemporâneo, com citações de bandas como Queen e Supertramp.
 
Em circuito desde 2011, o espetáculo Sua Incelença, Ricardo III já passou por todos os principais festivais do país, como o Festival de Curitiba, o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP) e o Cena Contemporânea (DF), dentre outos. E já está escalado para participar do Festival Santiago a Mil, no Chile, em 2012, e Festival Tchecov, em Moscou, em 2013.
 
Sobre o Clowns de Shakespeare
 
Fundado no ano de 1993 na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa teatral com foco na construção da presença cênica do ator, musicalidade da cena e do corpo, e no teatro popular, sempre numa perspectiva colaborativa.

Mesmo sem trabalhar diretamente com palhaço, a técnica do clown está presente na sua estética, seja na lógica subvertida do mundo, seja na relação direta e verdadeira com a platéia, seja no lirismo que compõe o universo desses seres. Além, é claro, de toda a sua carga cômica.

As comédias shakespearianas vieram a contribuir para essa pesquisa. Sem adotar uma atitude "museológica" sobre o bardo, no entanto sem desrespeitar a sua genialidade, o desafio tem sido encontrar, na universalidade da obra do dramaturgo, o que faz sentido para o grupo.

A Maratona Cultural conta com patrocínio do Funcultural, através da Secretária do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina. Realização Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau e produção artística da Harmônica Arte e Entretenimento.
 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito