A- A A+

No próximo dia 22 de março, às 19h, ocorre no plenarinho da Assembléia Legislativa, a exibição gratuita e exclusiva de uma reportagem e um documentário dos co-realizadores Luc Vanrell e René Heurzey. A exibição será seguida de bate-papo com o público que poderá questionar sobre as pesquisas subaquáticas, tanto no que diz respeito à recuperação dos destroços do avião de Saint-Exupéry, quanto do naufrágio de 1788 de Lapérouse, uma das mais incríveis pesquisas da atualidade. O evento tem o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio da Santur, Fundação Franklin Cascaes e Succession Saint-Exupéry em Santa Catarina.

 

A exibição dos documentários trazidos por Luc Vanrell e René Heurzey é uma oportunidade única e exclusiva para que se conheçam os mistérios intrigantes envolvendo esses dois “viajantes” de Florianópolis em tempos idos. Embora breves, suas passagens fazem parte da história da cidade; a preservação de sua memória é um passo representativo para fazer conhecer essas páginas pouco visitadas do passado ilhéu.

Em conjunto, Luc Vanrell e René Heurzey pensam realizar uma reportagem sobre a região de Florianópolis e Santa Catarina. Enviaram para exibição gratuita os documentários inéditos no Brasil, “Mistérios Marinhos” (18 minutos) e “Desaparecidos” (90 minutos). O primeiro relata as descobertas do avião de Saint-Exupéry e o segundo, a exploração do sítio arqueológico de Vanikoro, onde naufragou Lapérouse.

Luc Vanrell é arqueólogo marinho e tem no currículo uma das descobertas mais importantes do século XX: os destroços do avião do piloto e escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor do Pequeno Príncipe, que desapareceu em 31 de julho de 1944, no Mediterrâneo, durante uma missão de reconhecimento. Além de ter encontrado e retirado os destroços do P-38 pilotado por Saint-Exupéry em 2000, Luc Vanrell pesquisa, atualmente, com apoio e parceria da Succession Saint-Exupéry, as circunstâncias da morte do piloto-escritor, ainda não totalmente esclarecidas, bem como o destino de seus despojos.

Durante as buscas pelo mistério de Saint-Exupéry, Vanrell descobriu os restos mortais (esqueleto) do Príncipe alemão Alexis Betheim, morto no mesmo ano de 1944, e pôde enfim restituir à família deste o que restou de seu corpo. Esse foi o tema de sua pesquisa e de dois vídeos-documetários premiados.

Luc já participou de pesquisas junto ao British Museum, na Inglaterra, trabalha em parceria com museus na Alemanha e na França, fazendo parte do DRASSM (Departamento de Pesquisas Submarinas do Ministério da Cultura na França) e em 1986, descobriu o único vestígio de um navio gaulês, em Marselha. Entre suas realizações também se destacam os trabalhos pela exploração e preservação da gruta pré-histórica de Cosquer, na região de Marselha, que está submersa e ameaçada de desaparecimento.

Foi assistente de produção de vários documentários premiados e para o Brasil cedeu imagens ao documentário “De Saint-Exupéry a Zeperri” (2011). É autor, entre outros, de “O último segredo”, sobre as descobertas em torno de Saint-Exupéry e escreve, no momento, junto à Succession Saint-Exupéry, uma obra sobre o desaparecimento do escritor.
René Heurzey, além de mergulhador profissional, é um “caçador de imagens” submarinas, diretor de fotografia de Oceanos (Jacques Pérrin - 2010), com três milhões de espectadores. É autor de imagens de produções de Luc Besson e Gilles Legrand. Participou e filmou a expedição de busca pelos vestígios do naufrágio de Lapérouse, que soçobrou próximo à Nova Caledônia, no Pacífico, ilha de Vanikoro, em 1789, dando origem ao documentário  “Desaparecidos” (2005), com inimagináveis descobertas.

Lapérouse, que empreendeu por ordem e financiamento do rei Luís XVI, aquela que seria a maior viagem de circum-navegação do século XVIII, com sábios, botânicos e artistas a bordo, naufragou no Pacífico após três anos de périplo. Em sua etapa da América do sul, aportara em Florianópolis. Tendo avistado a Fortaleza de São José, ao norte da Ilha, desceu com sua tripulação e passou 17 dias em companhia dos nativos e do então Governador da província. Deixou importante relato sobre a cidade e seus costumes, e o desenhista, Gaspar Duché de Vancy, retratou o centro da cidade. Em homenagem a essa passagem, a Prefeitura da cidade natal de Lapérouse, Albi, enviou uma placa comemorativa do navegador. Será trazida na ocasião pelo presidente do Musée Lapérouse (Albi).

Serviço
Assembleia, às 19 horas do dia 22/03. Entrada Franca. Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, no Plenarinho. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis (Fundação Franklin Cascaes) e Succession Saint-Exupéry em Santa Catarina.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito