O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), poderá captar R$ 64,4 milhões, via Lei Rouanet, para a restauração da Ponte Hercílio Luz. O projeto batizado de "Ponte Hercílio Luz: patrimônio de Santa Catarina. Patrimônio do Brasil" recebeu a aprovação unânime dos conselheiros em assembleia de voto presencial na tarde da última quinta-feira (15).
Trata-se do maior valor já aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC) desde a criação da Lei Rouanet, há 20 anos. “Estamos todos de alma lavada diante do reconhecimento da importância cultural deste patrimônio catarinense”, comentou o presidente da FCC, Joceli de Souza.
A reunião, que aprovou a captação de recursos para a Ponte Hercílio Luz foi realizada em Florianópolis e presidida pelo secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Parente de Menezes, que representou a ministra Ana de Hollanda no ato. De acordo com o secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Valdir Cobalchini, a Lei Rouanet foi a solução encontrada para viabilizar a obra da ponte, orçada em mais de R$ 200 milhões. Na parte da manhã, antes da plenária, autoridades e representantes do MinC fizeram uma visita protocolar à travessia, interditada desde 1982.
Com informações da Assessoria de Imprensa da FCC