Agentes temporários bilíngues, com domínio dos idiomas espanhol e inglês, começam trabalhar nas centrais regionais de emergência e bases operacionais móveis da Polícia Militar, doadas pelo programa Forçatur. O projeto é resultado de mais uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e a Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP). Na próxima segunda-feira (9), às 10h, os secretários César Souza Junior e César Augusto Grubba irão conhecer o funcionamento do sistema na base móvel instalada na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis.
Nesta primeira fase, foram contratados 40 agentes bilíngues. Nas centrais de emergência, eles trabalharão no atendimento às ligações feitas para os números 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros), apoiando os operadores. Nas bases operacionais, além de auxiliar os policiais na tradução das conversas com turistas estrangeiros, os agentes também vão prestar informações turísticas. O contrato de trabalho segue até o dia 5 de março e o salário gira em torno de R$ 1,3 mil.
Todo o processo de recrutamento, treinamento e fiscalização dos 40 agentes bilíngues foi feito pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) da Universidade Federal de Santa Catarina. Os agentes trabalharão nas centrais regionais de emergência de Florianópolis e Balneário Camboriú. Já o serviço nas bases móveis funcionará nas cidades de Florianópolis, Palhoça, Biguaçu, Navegantes, Laguna, Imbituba, Balneário Camboriú e São Francisco do Sul.
Números da Central Regional de Emergência de Florianópolis revelam que, por mês, são atendidas mais de 100 mil ligações através dos telefones 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros). Em Balneário Camboriú, a média mensal de atendimento é de 69 mil ligações.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Segurança Pública