O clássico natalino “O Quebra-Nozes” será apresentado nos dias 13, 14 e 15 de dezembro no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis, às 21 horas. O projeto desenvolvido pela Associação Cultural Arte.Dança, com direção geral de Letícia Gallotti e Gisele Santoro, conta com o patrocínio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural).
O ballet de repertório, orquestrado ao vivo pela Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), na regência do Maestro José Nilo Valle, possibilita um tempo especial aos passos dos bailarinos. Pela segunda vez a parceria está presente em Florianópolis. O primeiro desafio, até então inédito no Estado, o de executar uma obra completa orquestrada, foi em 2009 com a apresentação de “Coppélia”.
Além dos bailarinos da Arte.Dança, estarão no palco os convidados Luis Rubén Gonzalez, bailarino cubano, e o casal Maria Lucia Segalin e Breno Bittencourt, do Aalto Ballet Theater Essen, Alemanha. Os ingressos estão a venda nas bilheterias do Teatro Pedro Ivo e Teatro Álvaro de Carvalho ao custo de R$ 30,00. Estudantes e idosos pagam meia entrada.
O ballet de repertório
“O Quebra-Nozes”, ballet de Marius Petipa e Lev Ivanov, música de Piotr Ilyich Tchaikosky, teve sua estreia em 1892, na Rússia. Baseado em um conto de E.T.A Hoffman, conta a história de uma menina, Clara, durante a festa de Natal de sua família em Nuremberg, na Alemanha. Companhias do mundo todo o apresentam em grandes ou pequenas temporadas durante os meses de novembro, dezembro e janeiro.
É o terceiro e último ballet que faz parte da trilogia do compositor Tchaikowsky, juntamente com “O Lago dos Cisnes” e “A Bela Adormecida”. Compositor e coreógrafos trabalharam em conjunto para estas grandes produções. Por esse motivo e toda sua magia e encantamento, “O Quebra-Nozes” é um dos ballets mais remontados no mundo, com centenas de versões coreográficas diferentes.
Sua primeira versão brasileira estreou em 1981 com coreografia de Dalal Achar para o Theatro Municipal do Rio de Janerio. O ballet completo e orquestrado nunca foi realizado no Estado de Santa Catarina.
Com coreografiia de Gisele Santoro, a Arte.Dança programou o ballet em dois atos com cenários ricos de Antônio Chiarello, que ganham grandes proporções nos sonhos de Clara durante o primeiro ato, no qual a árvore de Natal e tudo que está a sua volta crescem no segundo ato, com os figurinos de Ratos, Soldados e o famoso Reino dos Doces, confeccioandos por José Alfredo Beirão Filho e equipe.
Prólogo
Conto natalino que retrata a festa da família Stahlbaum, na qual a pequena Clara e seu irmão Fritz recebem convidados para festa de Natal. Entre eles um convidado muito especial o Sr. Drosselmeyer, padrinho de Clara, que entretém as crianças com mágicas e danças durante a festa.
Clara ganha de seu padrinho um boneco Quebra-Nozes, com o qual ela dança em volta de todos, mostrando seu novo brinquedo. Finda a festa, os convidados se despendem e a hora de dormir é lembrada. Clara, que não consegue dormir volta à sala e fica ao lado da árvore de Natal para ver mais uma vez seu boneco Quebra-Nozes. Quando se aproxima para apanhá-lo, a menina sente que a sala está diferente. O relógio bate meia-noite e seu padrinho aparece novamente como se fosse um mágico. A árvore, o quebra-nozes e o resto da sala vão crescendo até o boneco ficar do tamanho de uma pessoa.
A sala é invadida, repentinamente, por um grupo de ratos e seu rei. Clara assiste o boneco Quebra-Nozes, liderando os soldadinhos de chumbo de Fritz, atacar os ratos. O Rei dos Ratos fere o boneco Quebra Nozes que, desarmado, está prestes a perder a batalha, quando Clara o salva atirando seu chinelo sobre o rato. Surpreendidos, os ratos ficam confusos e começam a se retirar dando a vitória aos soldados.
Reconhecendo o ato de coragem de Clara, seu padrinho transforma seu boneco num lindo príncipe, que em agradecimento por ter salvado sua vida, oferece uma grande viagem encantada ao Reino das Neves e ao Reino dos Doces onde vive a Fada Açucarada.
A fada escuta do Príncipe a história de coragem de Clara e a homenageia com uma grande festa, que acontece com uma sucessão de danças de diversas regiões. Em homenagem ao Príncipe, é anunciada a Valsa das Flores e acontece o grande adágio, em que o príncipe dança com a fada.
Em seguida, a menina começa a se sentir sonolenta e retorna ao sono profundo. Na manhã seguinte, o casal Stahlbaum encontra Clara dormindo sob a árvore de Natal, abraçada ao boneco Quebra-Nozes.
A Associação Cultural Arte. Dança
A Associação Cultural Arte.Dança é uma associação sem fins lucrativos criada em 2006. Tem como principal objetivo a fomentação de projetos culturais, especificamente na área da dança. Como promove cursos regulares de ballet clássico durante o ano letivo, incentiva a criação e produz espetáculos tanto para a aprendizagem e a satisfação dos alunos quanto para a formação de um público apreciador. Dom Quixote, Cirandas, Alice, Coppélia, Escrito à Mão foram as produções dos anos anteriores.
Com informações da Assessoria de Imprensa do evento