A- A A+

A partir desta quinta-feira (8), o Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, casa localizada no Centro de Florianópolis e administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), receberá duas novas exposições.

Na área interna, o público poderá prestigiar a mostra Linhas, Mapas e Gravetos, que mostra a relação entre o trabalho fotográfico de Silvana Leal e a arte plástica de Antônio Augusto Bueno. O público poderá apreciar 14 fotografias, com diferentes formatos, que fazem uma leitura dos traços, linhas e texturas encontrados na obra de Bueno a partir da natureza da Ilha de Santa Catarina, um dos locais onde Silvana vive. A mostra surgiu a partir da visita de Silvana Leal ao Ateliê-Galeria Jabutipê de Antônio Augusto Bueno, em Porto Alegre.

A partir da observação das obras de Bueno, surgiu o trabalho da fotógrafa. A convite dele, a amiga desenvolveu a série de imagens que complementam e fazem uma leitura do trabalho do artista plástico. Num segundo momento, Bueno inspirou-se nas fotografias de Silvana para criar a escultura-instalação Gravetos Armados. Durante três semanas o artista desenvolveu uma atividade de imersão, utilizando o espaço expositivo do Jabutipê para a construção de uma trama feita com galhos e gravetos caídos no pátio dos fundos do atelier - esse material foi coletado e colecionado no decorrer de dois anos.

Nos jardins, Ilca Barcellos apresenta suas peças em cerâmica, que se confundem e se misturam à natureza do local na exposição Squatting. Com a mostra, a artista sugere uma invasão temporária dos jardins, como se seres embrionários e seres fossilizados estivessem ocupando este espaço e interagindo com a flora e a fauna local.  De acordo com o curador da exposição, Adson Bozzi Lima, a artista "pretende, ao inaugurar uma nova fase na sua carreira, aproximar-se da prática do Squatt em arte. As esculturas cerâmicas deixariam o espaço tradicional dos museus para serem expostas em jardins, como se fossem os seus, por assim dizer, 'novos moradores'”.

O público é levado a descobrir as esculturas, que estarão espalhadas pelo jardim, ora mimetizadas com o ambiente, ora organizadas em grupos, trilhas ou nichos. Ao encontrar uma obra, o visitante é instigado a procurar pelas demais. 

Ambas as mostras seguem abertas até 5 de fevereiro de 2012 de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados e domingos, das 10h às 16h. podendo ser apreciadas pela população e turistas durante a alta temporada de verão em Florianópolis. A entrada é gratuita.  

Com informações da Assessoria de Imprensa da FCC

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito