O Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com a Academia Catarinense de Cultura, promove o Simpósio Cruz e Sousa, de 16 a 19 de novembro, na Casa José Boiteux, no Centro de Florianópolis. A data abre as atividades comemorativas da FCC pelos sesquicentenários de nascimento do poeta Cruz e Sousa. A programação segue até novembro de 2012.
O objetivo é debater vida e obra do poeta. “São muitas as ações previstas pela Comissão dos 150 anos de Cruz e Sousa e a Fundação está acompanhando tudo de perto”, declarou o presidente da FCC, Joceli de Souza.
A organização do evento confirma a participarão no Simpósio de dois biógrafos do poeta: o catarinense Godofredo de Oliveira Neto e o carioca Uelinton Farias Alves. Estarão presentes também: Ronald Augusto (RS), Álvaro Cardoso Gomes (SP), Cláudio Willer (SP), Eliane Alcântara Teixeira (SP), Contador Borges (SP), Carlos Felipe Moisés (SP). E os catarinenses Mário Pereira, Péricles Prade, Jair Francisco Hamms e Júlio de Queiroz.
PROGRAMAÇÃO
16/11
GODOFREDO DE OLIVEIRA NETO (RJ)
Tema: Vida e Obra de Cruz e Sousa: aspectos fundamentais
Mediador/Debatedor: Celestino Sachet
Horário: 19h
LUIZ AUGUSTO CONTADOR BORGES (SP)
Tema: Erotismo na Obra de Cruz e Sousa
Mediador/Debatedor: Péricles Prade
Horário: 20h30min
17/11
ÁLVARO CARDOSO GOMES (SP)
Tema: Música e Evocação em Cruz e Sousa
Mediador/Debatedor: Leatrice Moellmann
Horário: 19h
ELIANE DE ALCÂNTARA TEIXEIRA (SP)
Tema: A Estética do Feio na Prosa Poética de Cruz e Sousa
Mediador/Debatedor: Júlio de Queiroz
Horário: 20h30min
18/11
UELINTON FARIAS ALVES (RJ)
Tema: Vida e Obra de Cruz e Sousa: novos ângulos
Mediador/Debatedor: Artêmio Zanon
Horário: 19h
CARLOS FELIPE MOISÉS (SP)
Tema: A prosa poética de Evocações
Mediador/Debatedor: Dennis Radünz
Horário: 20h30min
19/11
CLÁUDIO WILLER
Tema: Cruz e Sousa: poeta maldito
Mediador/Debatedor: Rodrigo de Haro
Horário: 19h
RONALD AUGUSTO (RS)
Tema: A poética de Cruz e Sousa hoje
Mediador/Debatedor: Zilma Gesser Nunes
Horário: 20h30 min
LENDO CRUZ E SOUSA
Outro evento que está em andamento é o Lendo Cruz e Sousa. No dia 24 de novembro, às 18h (data do nascimento do poeta), 31 atores lerão poemas do poeta nos terminais das seguintes cidades: Joinville, Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Araranguá, Joinville, Blumenau, Curibanos, Chapecó, Caçador e Lages. Após a leitura, os atores distribuirão livros do Cruz e Sousa à população.
CINQUENTA VEZES CRUZ E SOUSA
A Fundação Catarinense de Cultura está elaborando, também, um CD com 50 poemas de Cruz e Sousa que serão lidos por 50 escritores catarinenses.
E-BOOK CRUZ E SOUSA
Até o final de 2012, toda a obra de Cruz e Sousa estará disponível na internet em uma interface do portal da Fundação Catarinense de Cultura. Também estarão disponíveis livros, artigos e ensaios escritos sobre o poeta.
DISTRIBUIÇÃO DA OBRA
A Fundação Catarinense de Cultura planeja distribuir 70 mil biografias do Cruz e Sousa durante o ano de 2012 para bibliotecas do Estado.
Com informações da Assessoria de Imprensa da FCC