Os atletas da patinação de velocidade de Santa Catarina se preparam para fechar o ano de competições no Gran Premio Kimberley de Patinação de Velocidade, que será realizado em Mar del Plata, na Argentina, entre os dias 11 e 13 de novembro. Apesar da preparação intensa, até o momento apenas o patinador João Vicente Scarpin, de Florianópolis, está confirmado para a prova. O patinador Daian Knorst Ludwig, de Chapecó, recupera-se de uma cirurgia de emergência e pode não obter a liberação médica a tempo.
A competição, que acontecerá no próximo final de semana, é tradicional no calendário sul-americano e atrai, além de brasileiros, chilenos, uruguaios e colombianos, considerados a elite da patinação mundial. Os catarinenses irão compor a delegação brasileira e, para João Vicente, tri-campeão brasileiro de 2011 e melhor brasileiro na Maratona de Berlim (38º), será a verdadeira prova de sua preparação física. "No campeonato brasileiro é difícil medir seu preparo, pois os adversários são conhecidos e é possível usar estratégias e ‘psicologia’ para vencer as provas. Em Berlim, foram 6.500 patinadores. Você passa a prova inteira ultrapassando outros patinadores. Em Mar del Plata serão poucos atletas na pista, desconhecidos e muito fortes" comenta. O atleta está preocupado com a possível ausência de Daian. "Em dupla, tudo fica mais fácil. Tanto a prova, como a própria viagem" complementa.
Os patinadores de velocidade de Santa Catarina participam da prova com apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). Scarpin e Ludwig integram o Projeto “Rumo à Vitória”, um investimento de mais de R$ 1 milhão do Governo do Estado para contribuir com a formação e o aperfeiçoamento de 100 atletas que representam Santa Catarina.
Com informações da Assessoria de Imprensa do atleta João Vicente Scarpin