O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte premia a cada ano ícones do esporte catarinense. Atletas, técnicos e entidades esportivas catarinenses são homenageados por suas conquistas, obtidas durante o ano. Para a edição 2011, o evento foi totalmente reformulado, está mais técnico e focado no reconhecimento e valorização de ícones do Esporte que representam o Estado de Santa Catarina. Novidades, como a logo e as novas regras de votação, serão apresentadas no próximo dia 25 de outubro, terça-feira, às 14h30, no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. As presenças do secretário, César Souza Junior, a família Kuerten, presidentes de federações e associações esportivas e paradesportivas estão confirmadas.
No Troféu Gustavo Kurten de Excelência no Esporte deste ano, as Federações representativas das modalidades esportivas e paradesportivas, com sede em Santa Catarina, indicarão um nome para cada categoria concorrente. Os indicados comporão uma lista, na qual o Conselho Estadual de Esporte (CED) selecionará dois nomes para cada categoria.
Os nomes remanescentes irão compor uma outra lista que será disponibilizada em site próprio para votação popular. Desta etapa sairão mais três nomes para cada categoria.
Finalmente, os cinco nomes escolhidos (dois pelo CED e três por voto popular) serão classificados de 1º a 5º lugares pela Curadoria do Esporte, composta para este fim. O nome do agraciado com o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte será conhecido apenas na cerimônia de premiação que deverá ocorrer no dia 06 de dezembro, no Teatro Pedro Ivo.
As categorias são: melhor atleta; melhor atleta paradesportivo; melhor atleta profissional; atleta revelação; melhor técnico; melhor equipe; e, melhor entidade esportiva / paradesportiva.
Juntamente com a premiação do Troféu Gustavo Kuerten ocorre a Comenda do Mérito Desportivo, destinada a homenagear brasileiros e/ou estrangeiros que tenham se destacado e/ou prestado relevantes serviços ao esporte catarinense ou nacional. O objetivo é unir a história do esporte catarinense à atualidade. Para a Comenda, serão homenageadas cinco pessoas físicas e uma pessoa jurídica.