O governador Raimundo Colombo, em conjunto com os secretários de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, de Segurança Pública, César Augusto Grubba, e o Comandante da Polícia Militar, Coronel PM Nazareno Marcineiro, entregaram nesta terça-feira (18 ) 45 veículos de patrulhamento, referentes ao projeto Força Tur, que inclui a aquisição de equipamentos e sistemas de informação, no valor global de R$ 7,5 milhões. Na ocasião, a PM fez a entrega de 70 kits de proteção individual para os alunos do curso de aperfeiçoamento de Sargentos.
No total foram entregues 28 motocicletas para patrulhamento urbano, que dará mais agilidade aos policiais militares. Dez quadriciclos a serem utilizados para policiamento noturno nas faixas de areia das praias e mais sete speeds, veículos de uso individual movidos a energia elétrica, foram entregues dos militares nos aeroportos de Florianópolis e Navegantes, rodoviária de Florianópolis, avenida Atlântica de Balneário Camboriú e Beira Mar Norte de Florianópolis.
O governador Raimundo Colombo elogiou o trabalho de parceria entre as secretarias de Turismo, Cultura e Esporte e a Segurança Pública o que, para ele, é mais uma demonstração de que o governo precisa trabalhar em harmonia, com foco nas pessoas. “A sociedade está cada vez mais exigente e nós, enquanto governo, precisamos trabalhar em conjunto para que os resultados sejam alcançados”, disse Colombo.
O secretário Cesar Souza Junior também lembrou da importancia de se oferecer um local seguro aos turistas. "Para isso acreditamos que a população precisa se sentir segura e passar isso aos turistas", afirmou.
O secretário César Grubba lembrou que os resultados do planejamento desenvolvido pela SSP começam a aparecer. Ele aproveitou para agradecer a parceria com a pasta do Turismo e destacou que, pela primeira vez, em 176 anos de existência, a PM está garantindo a segurança do seu maior patrimônio que é o policial. “A entrega desses equipamentos do Força Tur e a distribuição dos kits de proteção aos militares é a prova viva de que estamos no caminho certo”, disse. Já o secretário César Souza Júnior disse que a Capital e outros balneários do Estado só serão bons destinos turísticos se forem bons lugares para quem vive neles.
Os kits de proteção entregue aos Sargentos contém uma pistola calibre .40, municão com carregadores, colete balístico, algemas, tonfa (cassetete), espargidor (spray) de pimenta e cinto de guarnição. O governo investiu R$ 14,7 milhões na compra de 3 mil kits de proteção que serao distibuídos aos policiais militares até o final do ano.
Além dos equipamentos, o grande diferencial do projeto é a aquisição de dois sistemas de captação e transmissão de imagens, que permitirão o reconhecimento facial e o reconhecimento de placas e veículos. Captadas por câmeras especiais, as imagens chegarão em tempo real a uma central de monitoramento e serão confrontadas com um banco de dados. Em casos de pessoas procuradas e/ou veículos roubados, o sistema dispara um alarme e a polícia é acionada. Um dos sistemas de captação é responsável pelo reconhecimento facial além dos elementos secundários que compõem a imagem (carros, lugares, roupas, etc). O outro é especialista no reconhecimento de placas. Ambos foram desenvolvidos por empresas americanas, representadas com exclusividade no Brasil por uma empresa sediada em Florianópolis. Santa Catarina é o primeiro estado do país a utilizar essa tecnologia.
O projeto Força Tur contempla ainda a aquisição de cem (100) câmeras de videomonitoramento que serão instaladas em pontos estratégicos de Florianópolis e de outros sete municípios turísticos. Também foram comprados 300 terminais com sistema de consulta on line embarcada a serem instaladas nas viaturas policiais militares em Florianópolis; dez vans equipadas para servirem como bases de Turismo com Segurança móveis; e duas camionetas equipadas com sistema de captura de imagens (pessoas e placas de veículos). Também está incluída no projeto Força Tur a transformação de três ônibus doados pela Receita Federal em centros de operação de turismo com segurança móvel, equipados com sala de atendimento ao turista, banheiro, cozinha e refeitório. O projeto deve estar completamente implantado até dezembro deste ano.