Depois da realização das provas de cross country e de resistência, nos dois primeiros dias da modalidade, o ciclismo da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) encerrou-se nesta segunda-feira (28), em Criciúma, com a disputa da prova de BMX. No somatório das três competições, Tubarão sagrou-se campeã geral com 30 pontos. Rio do Sul e Criciúma empataram com 28 pontos na classificação geral, contudo, os riosulenses ficaram com a segunda colocação devido aos resultados do último dia, quando os atletas do município fizeram primeiro e terceiro lugar na prova da BMX. Os criciumenses haviam vencido o ciclismo da Olesc nas três últimas edições, mas desta vez tiveram que se contentar com o terceiro lugar e sem nenhuma medalha de ouro.
Leandro Dal Farra, de Rio do Sul, foi o vencedor da última prova do programa de ciclismo, seguido de Francisco José Cavaquioli, de Brusque, em segundo, e Nélson Neto, também de Rio do Sul, em terceiro lugar.
Entre as mulheres, cuja participação não contava ponto à classificação geral por não atingir o número mínino de seis participantes, a vitória foi de Franciele Biancato, seguida de Luana Tormena e Patrícia Branger, todas de Brusque.
Após conquistar a medalha de ouro, Leandro Dal Farra disse que estava bastante feliz, principalmente por ser o primeiro a vencer a o BMX, prova que estreou este ano na Olesc. "Isso é gratificante. Saber que sou o primeiro da história. Com certeza isso marcará muito minha carreira". Ele disse ainda que a prova foi bastante disputada e que alguns pontos da pista estavam escorregadios o que, segundo ele, valorizou ainda mais a disputa.
Quem também estava radiante, no pódio, era a campeã Franciele Biancato. "Aqui deu para sentir a grande diferença entre treino e competição. Estive relaxada e consegui realizar bem a prova. O título depende de vocês estar bem no dia da competição".
Assessoria de Imprensa Fesporte