O governador Raimundo Colombo recebe hoje, 18 de outubro, na Casa da Agronômica, o secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, César Souza Junior, e uma comitiva composta por membros da Secretaria da Agricultura e Pesca, Programa SC Rural e Santur. O secretario irá apresentar um relatório sobre a missão técnica realizada na região de Emilia Romagna, na Itália, entre 7 e 13 de setembro deste ano.
O objetivo da missão foi conhecer o trabalho de valorização do território e dos produtos da agricultura familiar, desenvolvido na região de Emilia Romagna, conhecido como Estrada dos Sabores. Uma equipe de técnicos ligados às Instituições Executoras do Programa SC Rural e às Governanças de Turismo visitou as propriedades, agroindústrias e a feira SANA, de Bologna. “A missão pode constatar a excelência dos produtos e serviços oferecidos pelos produtores que fazem parte da Estrada dos Sabores, visitando propriedades que trabalham com agroturismo, enoturismo, gastronomia típica. É possível iniciarmos um trabalho semelhante ao da Itália, respeitando as características catarinenses”, explicou Cesar Souza Junior.
Na Itália, o agricultor empreendedor elabora seus produtos, sabendo que os clientes buscam a mesma qualidade que ele oferta à sua própria família. “A Itália investiu na qualificação de seus produtos tradicionais, possuindo hoje 142 produtos com o registro Denominação Origem Protegida, o DOP, e 83 com Indicação Geográfica Protegida, o IGP”, explicou a gerente do Plano de Desenvolvimento Integrado do Lazer (PDIL), Elisa Wypes Sant´Ana de Liz.
Participaram desta missão técnicos da Secretaria Executiva do SC Rural, Epagri, Cidasc, SOL, Fatma, SDS, Sebrae e duas instâncias de governanças regionais de turismo.