A- A A+

A Semana Guga Kuerten chega ao fim com dez dias de competição na Grande Florianópolis. O evento que reuniu 704 atletas, representantes de 19 países, foi aberto com o Torneio Profissional de Cadeirantes, no último dia 6, seguido pelo jogo-exibição entre Gustavo Kuerten e Carlos Moya, no dia 8, e encerrado neste domingo com as finais da Copa Guga Kuerten e o Torneio de Mini Tênis, em Florianópolis. O evento contou com o apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte).

 

A Copa Guga Kuerten definiu os grandes campeões de 2011, em rodada no Jurerê Sports Center, em Florianópolis (SC), e premiou atletas juvenis da nova geração do tênis brasileiro, como Luíza Braghini e Igor Gimenez nos 12 anos, José Evaldo Neto e Maria Clara da Silva nos 14 anos, Marcelo Tebet Filho e Letícia Monteiro nos 16 anos, e João Sorgi e Beatriz Maia nos 18 anos.

 

A programação do dia começou às 9h no JUSC, com o tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten prestigiando as decisões em quadra. O dia amanheceu com chuva fina e atrapalhou as primeiras rodadas. As finais dos 12 e 14 feminino foram disputadas em clubes próximos, enquanto o restante foi gradativamente entrando nas quadras do JUSC.

 

Na premiação geral, o ex-número 1 do tênis mundial enalteceu a semana da garotada, e lembrou dos treinadores, tão importantes para a formação da nova geração do tênis brasileiro. "Os treinadores representam a alma do nosso tênis, são responsáveis, junto com a família, pela formação dos tenistas. Acreditem neles, invistam neles. Essa semana acho que foi uma experiência fantástica aqui em Jurerê. Considerem-se donos do evento, contamos com vocês", declarou durante a solenidade de encerramento do evento.

 

Em quadra, os meninos e meninas entre 12 e 18 anos apresentaram grande desempenho. Nos 12, a catarinense Luíza Braghini fez 6/1 7/5 na mineira Bruna Caporali, e tornou-se campeã. No masculino, no jogo mais disputado do dia, o paulista Igor Gimenez venceu o favorito Lucas Cruz, em parciais de 4/6 6/1 e 6/4.

 

Já nos 14 anos, dois dos maiores destaques da categoria faturaram o título. No feminino, a carioca Maria Clara da Silva venceu Eduarda Ferreira por 6/2 7/5. "Estou sem palavras, ganhar o título da Copa Guga Kuerten é um sonho, o maior título do ano para mim", disse ela. E no masculino, foi a vez do baiano José Evaldo Neto garantir a vitória na final com o paulista Brunno Storani com duplo 6/2. "Joguei muito bem a semana toda, estou muito feliz", completou ele.

 

Os 16 anos confirmaram o bom momento de dois destaques da semana. No feminino, a irmã mais nova do número seis do mundo, Thiago Monteiro, Letícia Monteiro, venceu na decisão a principal favorita da chave, Ana Laura John, por 6/2 6/1. "Foi um jogo muito bom, ter meu irmão por perto também me ajudou muito, ele é meu exemplo", disse ela.

 

Quem venceu, no masculino, foi o paranaense Marcelo Tebet Filho, que bateu o cabeça-de-chave dois, o paulista Marcelo Zormann, por 7/6(0) e 7/5. Feliz pelo título, ele falou sobre o sentimento de vencer a Copa Guga Kuerten. "Vencer um torneio como esse é especial. Ver o Guga na beira da quadra intimida um pouco, mas estar perto dele é o que vale", disse ele.

 

E nos 18 anos, o título ficou com duas das promessas olímpicas do tênis brasileiro. No feminino, a favorita Beatriz Maia não deu chances para a catarinense Mariah Plauth, cabeça-de-chave três do torneio, e sagrou-se campeã com 6/3 6/1. "Foi uma semana excelente, deu para ver que o nível das meninas está muito bom. Parabéns à Mariah pela campanha e para as outras, vencer aqui é um orgulho", disse a número um do Brasil.

 

O duelo, nos 18 masculino, foi entre os Top 25 do mundo Bruno Sant'Anna, que derrubou o favorito Thiago Monteiro no sábado, e João Sorgi, que se saiu melhor no final dos dois sets, venceu Bruno e levantou o título da competição com duplo 7/5. "Acho que foi uma semana bem proveitosa, disputar um torneio com esse nome, estar perto dos meninos. Eu, o Bruno, o Thiago, somos muito próximos, a gente se ajuda muito, cada dia um vai ganhar, mas o importante é que estamos bem, isso é o que importa", completou.

 


Campeões da Copa Guga Kuerten 2011:


12 feminino simples: Luíza Braghini


12 feminino duplas: Luíza Braghini e Kathleen Percegona


12 masculino simples: Igor Gimenez


12 masculino duplas: Lucas Cruz e Luiz Kepler


14 feminino simples: Maria Clara da Silva


14 feminino duplas: Victoria Cafruni e Ana Farinha


14 masculino simples: José Evaldo Neto


14 masculino duplas: José Evaldo Neto e Leonardo Menezes


16 feminino simples: Letícia Monteiro


16 feminino duplas: Ana Laura John e Letícia Monteiro


16 masculino simples: Marcelo Tebet Filho


16 masculino duplas: Marcelo Tebet Filho e Osny Santos Jr.

 
18 feminino simples: Beatriz Haddad Maia


18 feminino simples: Beatriz Haddad Maia e Luísa Rosa


18 masculino simples: João Pedro Sorgi

 

18 masculino duplas: Bernardo Casares e Rodrigo Hadlich


 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Semana Guga Kuerten 2011

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito