A rodada desta quarta-feira da Copa Guga Kuerten 2011 foi marcada por novidades nas quadras do Jurerê Sports Center, em Florianópolis (SC). Depois dos favoritos Beatriz Maia e Bruno Sant'Anna confirmarem em jogos rápidos, no final da tarde, foi a vez das surpresas entrarem em quadra: a jovem Letícia Vidal, de 14 anos, que venceu Carol Meligeni Alves; Thalita Rodrigues, que derrubou a cabeça-de-chave número dois, e Alexandre Albarici, campeão brasileiro dos 16 anos, que derrubou o cabeça-de-chave Pedro Dumont.
Antes das rodadas noturnas, foi a vez da número um dos 18 feminino, Beatriz Haddad Maia, enfim estrear na competição. Sem dar chances à brasileira Ana Sigaki, Bia fez 6/0 6/1. "Consegui encaixar bolas firmes e profundas, estava bem confiante desde o começo. Sei que tenho que dar meu melhor e jogar sempre jogo a jogo", disse ela, que agora faz duelo de promessas olímpicas com a jovem Ingrid Martins, que também faz parte do grupo que está sendo preparado pelo projeto Rio Tênis 2016. "Nunca joguei contra ela, mas viajamos sempre juntas, treinamos, sei que não vai ser fácil", disse ela.
Martins, também de 15 anos, confirmou com facilidade, duplo 6/0 em Vanessa Tavares. "Entrei um pouco nervosa por ser estréia, mas consegui me impor, joguei bem. Contra a Bia vai ser um jogo bom, agora é entrar na quadra relaxada, tentar fazer meu jogo, e dar meu melhor, é a chance que eu tenho", disse ela.
Já o paulista Bruno Sant'Anna, cabeça-de-chave três, também jogou bem, vencendo Carlos Ferreira Jr. por 6/1 6/0 e se credenciando para enfrentar o peruano Juan Samudio. "Joguei muito bem, confiante deste o início, errando pouco e sacando bem. Acompanhei meus amigos também, todo mundo jogando muito bem. O nível tá muito bom aqui, muito forte, o importante em torneios assim é estar todo mundo junto, treinando e jogando, trocando informações. Mesmo nas categorias abaixo o nível é muito bom", disse ele.
RODA NOTURNA SURPREENDE
A rodada noturna acabou guardando as maiores surpresas do dia. Logo no início da noite, a jovem Letícia Vidal, de apenas 14 anos, estreou com vitória sobre Carolina Meligeni Alves em três sets, 6/3 6/7(2) e 6/1. "A Carol treinava comigo até pouco tempo, mas fazia tempo que a gente não jogava contra. Eu estava meio nervosa no começo, mas depois consegui ter a confiança que eu queria. Uma vitória dessas me incentiva mais, achava que podia jogar bem o jogo, mas ganhar era muito difícil. Agora é treinar e continuar crescendo", concluiu ela, que agora enfrenta Thaísa Pereira.
Outra novidade da chave feminina foi a vitória de Thalita Rodrigues, que disputa seu primeiro ano nos 18 e tem uma história de superação no esporte. Rodrigues, que não tem o antebraço esquerdo (deficiência congênita), desenvolveu uma técnica especial para jogar tênis, e logo na segunda rodada derrubou a cabeça-de-chave número dois, a mexicana Carmen Cordoba, por 6/3 6/1.
"Joguei tudo o que eu podia hoje, fiquei muito feliz mesmo, foi muito bom. Ela jogou bem, bati muito na bola e acho que ela perdeu um pouco a cabeça. Quando eu vi na chave que ia jogar contra ela achei que seria muito difícil, mas acabei fazendo tudo certo e avançando", disse ela, que agora joga contra a campeã brasileira dos 16 anos, a gaúcha Luísa Rosa. "A Thalita tem uma história muito bonita de superação de vida, fico feliz em ver ela vencendo, mas depois de entrar em quadra vou ver ela como uma adversária como qualquer outra e jogar pra vencer", disse ela, que venceu Cristiana Vieira por 6/0 6/2.
E a última surpresa do dia foi a vitória de Alexandre Albarici sobre o cabeça-de-chave cinco, Pedro Dumont, que vinha de duas finais na categoria, com parciais de 7/6(6) 1/6 6/1. "Foi uma vitória muito importante, ele tem resultados importantes, e eu no meu primeiro ITF já consegui pontuar. O jogo foi duro, tive que correr muito, o cara bate forte na bola e eu tive que me esforçar para controlar a bola. Mas foi bom, agora estou mais confiante para chave, que está muito dura", concluiu ele.
A rodada desta quinta-feira larga novamente às 8h, com oito jogos dos 12 feminino, com destaque para a estreia da favorita Nathalia Gasparin contr Georgia Gulin, e o favorito do masculino, o baiano Lucas Cruz, enfrentando Gabriel Resende. A seguir, às 9h, seis jogos completam a rodada dos 12 masculino e três abrem para os 14 feminino.
Não antes das 10h30, é a vez do duelo de duas promessas olímpicas, Beatriz Maia e Ingrid Martins, buscarem a terceira fase. Depois, às 11h30, o destaque é o duelo entre Thiago Monteiro, principal favorito dos 18, e Gabriel Friedrich, campeão brasileiro da categoria. A rodada tem também a estreia da favorita dos 16, Ana Laura John, que enfrenta Luíza Duarte. A seguir, às 13h, Bruno Sant'Anna enfrenta o peruano Juan Samudio.
Às 14h, é a vez do favorito dos 16, Pedro de Paula, enfrentar Gabriel Bendazoli, além dos duelos restantes dos 18 masculino. Às 15h30, a rodada segue com três jogos dos 16 masculino e os seis duelos que restam dos 18 feminino. A rodada de duplas inicia às 16h30.