Dois dos principais favoritos da Copa Guga Kuerten 2011, o cearense Thiago Monteiro (cabeça-de-chave um e número seis do Ranking ITF) e o paulista Bruno Sant'Anna (terceiro favorito e atual 21º do mundo) avançaram no primeiro dia da chave principal dos 18 anos masculino, que conta pontos no Ranking ITF. Em rodada terminada além da meia-noite, ambos venceram em dois sets e só devem retornar às quadras na quarta-feira para disputar a segunda rodada do torneio. Já a parte de baixo da chave, onde está o cabeça-de-chave dois, João Sorgi, foi postergada para as 11h30 desta terça-feira, também no Jurerê Sports Center, em Florianópolis (SC).
O dia foi longo para os jogadores em Jurerê Internacional. Monteiro, com rodada marcada para as 19h, só entrou em quadra depois das 21h, mas não deu chances para Bernardo Craveiro, e avançou com 6/1 6/0. Ele pega agora o paulista Joacir Campigotto, que venceu o mexicano Juan Córdoba por 6/1 6/3. "Me senti muito bem em quadra hoje, eu sabia que ele era um adversário difícil e não podia dar chances, então entrei com bastante foco. O bom é que agora tenho um dia pra descansar e treinar antes da segunda rodada", disse Monteiro, que faz parte do Projeto Olímpico Rio Tênis 2016. "Fico muito feliz de poder ter esse apoio, de fazer parte do projeto olímpico, de treinar com o Larri e ter o apoio de uma pessoa como o Guga, jogar um torneio com o nome dele. É esse apoio que me dá condições para continuar esse trabalho", completou.
Já Bruno Sant'Anna, que pode encontrar Monteiro na semifinal, estreou fazendo 6/0 6/1 em Alexandre Barreto Melo, e agora enfrenta o vencedor do duelo entre Caio Ferreira Jr. e Samuel Walendowski. "Acho que para o começo foi muito bom, consegui jogar firme, com bolas profundas, e dificultar para ele. Todo mundo que está aqui fez por merecer, quero pensar jogo a jogo e me manter focado. O torneio está muito bem organizado, parabéns para todo mundo, e jogar um evento com o nome do Guga é algo sem palavras, ele é um ídolo de todo mundo", disse ele.
Nos últimos jogos da categoria 16 anos, o segundo favorito da categoria, Marcelo Zormann, passou por Lucas Farias com 6/2 6/0, e agora enfrenta o também brasileiro Alexandre Kunrath. "Comecei meio devagar, mas aos poucos fui pegando ritmo e entrando no jogo. Sei que alguns dos principais jogadores dos 16 estão jogando a categoria acima, mas mesmo assim tenho que manter o foco e pensar rodada a rodada".
Mais informações: www.semanagugakuerten.com.br