O secretario de estado Turismo, Cultura e Esporte, César Souza Junior, em companhia do presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza, assinou nesta quarta-feira (5), o contrato de obras entre o Governo de Santa Catarina e a empresa JK Engenharia para a reforma do Teatro Ademir Rosa e do cinema, ambos no Centro Integrado de Cultura (CIC).
A previsão de custos é de R$ 5,9 milhões e a empresa vencedora da licitação tem 10 meses para concluir a obra. “A ordem é para trabalhar aos feriados, sábados e se necessário até de noite para que as obras sejam entregues em um prazo menor. A intenção é que já nesta temporada de verão os catarinenses já possam voltar a assistir filmes no Cinema do CIC”, afirmou o secretário.
Joceli de Souza enfatizou que até meados do primeiro semestre do ano que vem o Teatro Ademir Rosa também esteja apto a receber o público. “As obras podem começar hoje. A ordem é trabalhar para entregar o mais rápido possível”, comentou.
Entre as novidades previstas no projeto de revitalização do teatro e do cinema estão a nova configuração dos acentos, inclusão de lugares para portadores de necessidades especiais, nova iluminação e reestruturação da parte cênica do Ademir Rosa.
Obras no CIC
Desde março de 2009, o Centro Integrado de Cultura (CIC) vem passando por uma série de reformas para a total revitalização de sua estrutura, inaugurada em 1982. A reforma foi dividida em módulos.
O primeiro, que previa a revitalização do espaço onde funcionam as oficinas de arte, foi entregue em abril de 2011 e já está funcionando normalmente, com atividades oferecidas gratuitamente à comunidade.
Em seguida, foi a vez do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) ser devolvido à população totalmente revitalizado em 30 de junho de 2011. No mesmo dia, o governador Raimundo Colombo, assinou a ordem de serviço para um novo edital de obras, a fim de começarem as reformas nos espaços do Teatro Ademir Rosa e do Cinema.
O Museu da Imagem e do Som e as demais dependências do CIC também estarão passando por obras de revitalização.
Com informações da Assessoria de Imprensa da FCC