Quando a 8ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) iniciar neste sábado (26) em Criciúma 3.700 alunos-atletas de 14 a 17 anos estarão na busca de um sonho: subir no lugar mais alto do pódio e conquistar uma medalha de ouro. No total serão 85 municípios disputando até o dia 02 de agosto atletismo, basquete, ciclismo, futsal, vôlei, handebol, ginástica artística, ginástica rítmica, natação, judô, xadrez e tênis de mesa em ambos os naipes. A Olesc é um evento do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e Prefeitura de Criciúma.
Uma das novidades deste ano é a inclusão do judô na competição, conforme o regulamento aprovado pelo Conselho Estadual de Desporto, assim como a categoria feminina do ciclismo. Outra alteração no regulamento foi a mudança do número mínimo de municípios participantes por modalidade. Até o ano passado a exigência era de oito cidades, e agora passou a ser de seis. Se houver desistências posteriores à inscrição, a modalidade acontece assim mesmo, mas não contará pontos para a classificação geral.
De acordo com as determinações do regulamento, o tênis de campo feminino, que ficou fora das competições de 2007 por não ter atingido o número mínimo de oito participantes em 2006, volta a figurar nas disputas. Contudo, a modalidade só conseguiu cinco participantes (Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Curitibanos), portanto será realizada, mas não contará pontos para a classificação geral. Mesmo caso do ciclismo feminino que teve apenas, Brusque, Chapecó e Florianópolis inscritos.
Blumenau é a atual campeã e vem confiante para a conquista do bicampeonato. Segundo Elcio Campos, Presidente da Fundação Municipal de Esporte, o município vem focado para buscar mais um título. Entretanto, não assume sozinho a condição de favorito. "Acho que além de nós a briga será entre Itajaí, Florianópolis, Joinville e Jaraguá do Sul, não esquecendo, é claro, a anfitriã Criciúma".
Blumenau e Florianópolis serão as delegações com maior representatividade, pois participarão de 23 das 25 competições entre masculino e feminino. Joinville e Criciúma vêm logo atrás com presença em 22 das 25 disputas. No ano passado o campeão geral foi apontado pelo quadro de medalhas e o assunto causou polêmica por privilegiar as modalidades individuais. Com isso o regulamento voltou ao quadro de pontuação para apontar o campeão, como era feito em anos anteriores.
Cerimonial de abertura
Cores e movimentos ditarão os ritmos dos espetáculos na solenidade de abertura oficial da Olesc nesta sexta-feira, às 19 horas, no Ginásio Municipal Irmão Valmir Orsi. Os pontos altos da cerimônia serão o acendimento da pira olímpica, realizado pela atleta Andressa Bonfante de 16 anos, e a homenagem à atleta criciumense Ana Claudia Lemos, convocada para a Olimpíada de Pequin onde representará o Brasil na prova de revezamento 4 x 100.
A expectativa do presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma Idemar Ângelo Tomazi, o Sarandi é de que 3 mil pessoas prestigiem o evento.
Asessoria de Imprensa Fesporte