A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, por meio da Gerência de Educação, entregou, na tarde desta sexta-feira (30), para a equipe de Handebol Feminino da EEB Claudino Crestani, de Palma Sola, uma Menção Honrosa pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs). A competição foi realizada de 12 a 19 de Setembro, em João Pessoa (PB) e contou com o apoio do Fundesporte.
As meninas, da EEB Claudino Crestani, tem idade de 12 a 14 anos e conseguiram seu melhor resultado na história dos Jebs representando o Estado de Santa Catarina e também a Regional de Dionísio Cerqueira. No Handebol Feminino, o título ficou com São Paulo e o 2º lugar foi conquistado por Pernambuco. Palma Sola já foi quatro vezes ao Brasileiro de Handebol: conseguiu um 4º lugar em 2008; 8º lugar em 2009; 6º lugar em 2010 e 3º lugar em 2011.
Conforme a professora Rosane Guetz Dalle Laste, as atletas de Palma Sola participam de escolinhas de Handebol desde os seis anos de idade. Elas ingressam gradativamente nos treinos a partir dos doze anos. Rosane explica que as jovens tem treinos todos os dias, com acompanhamento de nutricionista, médico, fisioterapeuta e psicólogo, numa parceria com a prefeitura palmassolense. “Todas são alunas da EEB Claudino Crestani”, declarou.
A aluna/atleta Amanda Cristina Padilha, de 13 anos de idade, disse que a participação no Jebs em João Pessoa (PB), foi uma experiência de vida. Segundo ela, o resultado positivo na competição levou um reconhecimento grande do município e da região. “Foi através do esporte que andei de avião pela primeira vez. Foi uma grande competição e uma experiência única na minha vida”, afirmou Amanda.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Flávio Berté, destacou na entrega do Certificado de Menção Honrosa que as meninas são um exemplo para as novas gerações. Ele parabenizou a equipe como um todo pelo empenho, garra, determinação e agradeceu por ter levado o nome de Palma Sola, da Regional de Dionísio Cerqueira e do Estado de Santa Catarina, ao pódio dos Jogos Escolares Brasileiros.
A equipe homenageada:
Amanda Cristina Padilha
Giovana Sandri
Gabriela Andrea Marodin
Sergiane Dorneles
Amanda Braun dos Santos
Taís Cavanhol
Fernanda Sevald
Rafaela Cristina Perondi
Luana Patrícia Dahmer
Carolain Xavier
Sandyane Reginatto
Eduarda Scariot Volkweis
Professores: Rosane Guetz Dalle Laste e Sandro Luis Dalle Laste
Desempenho Estadual
No total, Santa Catarina ganhou 32 medalhas, 25 delas nas modalidades individuais, e sete troféus - distinção entregue somente aos esportes coletivos. Em 2010, na edição das Olimpíadas realizada em Fortaleza, o Estado conquistou 20 medalhas e seis troféus.
Maior e mais importante competição estudantil do país, as Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro em parceria com o Ministério do Esporte. O governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, fornece a todos os integrantes da delegação catarinense as passagens aéreas, um agasalho completo com duas camisetas, além de complementação alimentar aos atletas, como cereais e frutas, e água mineral e suco para a hidratação dos competidores.
Lucas Maraschim Matias
ASCOM – SDR Dionísio Cerqueira (SC).