Bruninho e Gustavo já têm experiência com a seleção. O levantador, campeão mundial em 2010, começou a ser regularmente convocado exatamente na última edição do Pan, no Rio de Janeiro, em 2007. "Conquistamos o ouro do Pan na minha convocação em 2007 e sabemos das dificuldades para alcançar este título. Mas com o empenho inclusive dos meus companheiros de time, vamos preparados para disputar mais uma medalha", afirmou.
Já o central, com dois títulos mundiais (2002 e 2006) e uma medalha de ouro olímpica (2004) no currículo, voltou a representar o Brasil no meio desta temporada, após dois anos de ausência. "É sempre um prazer enorme poder servir a seleção, e quando o Bernardo me perguntou se poderia ir, me coloquei à disposição imediatamente. Acredito que poder mesclar a experiência com jogadores mais jovens pode ser um bom caminho para buscar a medalha. Lembro muito dos meus tutores quando fiz o meu primeiro Pan em 1997 e espero contribuir com quem está chegando, assim como eles contribuíram comigo", disse.
Não foi a primeira convocação de Éder para a seleção, mas o Pan-Americano pode servir como uma espécie de recomeço. Uma contusão afastou o atleta das convocações nos últimos anos, e o jogador reconquista seu espaço pouco a pouco. "Vai ser uma competição muito importante para o Brasil e para mim. Estou tentando voltar e retomar meu espaço na seleção aos poucos. Quero ajudar a seleção a jogar bem e buscar mais um título", comentou.
Se Bruninho, Gustavo e Éder estão acostumados a servir à seleção adulta, para os outros dois jogadores da Cimed/SKY convocados, será a primeira vez. Murilo e Renato Russomanno já jogaram por seleções de base e militar, mas nunca tinham sido chamados para a principal.
Para o levantador, é o começo de uma trajetória em busca do aprimoramento de sua carreira. "Vamos trabalhar bem forte para conquistarmos o Pan-Americano. Eu estou indo para aprender e evoluir. Quero ajudar a equipe e crescer como atleta. Tenho muita coisa para evoluir", declarou.
A primeira convocação para Renato é a oportunidade que surgiu após muito tempo de trabalho. "Ser convocado foi a melhor sensação do mundo. Recebi essa convocação até com uma certa surpresa. Jogar uma competição como o Pan-Americano pelo Brasil vai ser uma grande felicidade. Já tive uma experiência com a seleção militar. Com a seleção principal, vai ser uma coisa de outro mundo. Quero fazer o meu melhor possível, treinar e trabalhar muito para conseguir trazer essa medalha para o Brasil e agarrar essa oportunidade", celebrou.
A Cimed/SKY recebe apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte).
Veja resultados, datas, locais e horários dos jogos da Cimed/SKY no Nordeste
28/09/2011 - Cimed/SKY 3 x 0 Sport (25/19, 25/15 e 25/19), no Recife (PE)
30/09/2011 - Cimed/SKY x Montes Claros (MG), em Maceió (AL), 20h00
02/10/2011 - Cimed/SKY x Montes Claros (MG), em Fortaleza (CE), 10h00
Com informações da Assessoria de Imprensa da Cimed/SKY