A- A A+

O mês de outubro já ficou marcado no calendário nacional com as tradicionais festas que ocorrem durante o mês em Santa Catarina. Ao todo, 11 cidades catarinenses se preparam para receber milhões de turistas e apresentar o que cada uma tem de melhor na sua gastronomia e cultura. O secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, realizou na tarde de hoje, 30 de setembro, no auditório da SOL, a entrega simbólica de R$ 2,65 milhões provenientes do Funturismo. Estiveram presentes o secretário de estado de segurança Pública, César Grubba, organizadores dos eventos, secretários das SDRs e  prefeitos.

 

O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, lembrou que a edição da Oktoberfest de 1984 também ocorreu após uma grande enchente e mesmo assim os blumenauenses mostraram sua força, realizando uma festa que veio se tornar uma das mais tradicionais do país. “Esta é a nossa vontade de fazer deste estado um lugar cada vez melhor para se viver, por meio do trabalho e dedicação de seu povo”, afirmou o prefeito.

O presidente da Santur, Valdir Walendoviski, destacou que o mosaico de etnias que forma a cultura catarinense. “Graças a nossa diversidade cultural podemos promover grandes festas e atrair turistas de todo país”, comentou.

O secretário de estado de Segurança Pública, Cesar Grubba, falou sobre a parceria entre a SOL e a SSP que resultou no ForçaTur que começa a funcionar já a partir das festas de outubro. “Nossas câmeras de monitoramento já estarão em funcionamento durante as festas de outubro. De agora até a operação veraneio vamos trabalhar para garantir a segurança do turista e dos catarinenses”, disse.

O secretário Cesar Souza Junior argumentou que as festas de outubro mostram a capacidade de reconstrução do povo de Santa Catarina. “Estamos esperando três milhões de turistas para as festas de outubro e vamos receber a todos com organização e alegria de conseguirmos manter nossa cultura e tradição”, comentou.

Segundo Cesar Souza Junior para os municípios que passaram por momentos críticos por causa das enchentes, como Blumenau, Rio do Sul, Brusque, a realização de cada uma destas festas é também uma realização pessoal dos moradores da cidade.

Confira na tabela abaixo os municípios e as festas contempladas.

RIO NEGRINHO- Grupo Folclórico Germânico Oberland 20ª Oberlandfest

FLORIANÓPOLIS- Instituto de Oportunidades de Florianópolis 12ª Fenaostra

ITAJAÍ-    Prefeitura de Itajaí- 25ª Marejada
BLUMENAU- Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau 28ª OKTOBERFEST

ITAPIRANGA- Associação Cultural e Recreativa São Bonifácio 33ª OKTOBERFEST

TIMBÓ- Prefeitura Municipal de Timbó 21ª FESTA DO IMIGRANTE

FORQUILHINHA- Associação dos Amigos do Centro Cultural Teuto Brasil V HEIMAT FEST 2011

TREZE TÍLIAS- Prefeitura de Treza Tílias TIROLERFEST – 78 ANOS DA IMIGRAÇÃO AUSTRÍACA

BRUSQUE- Prefeitura de Brusque    26ª FESTA NACIONAL DO MARRECO

RIO DO SUL- Prefeitura de Rio do Sul 22ª KEGELFEST E FESTA NACIONAL DO BOLÃO

JARAGUÁ DO SUL-    Fundação Cultural Jaraguá do Sul SCHUTZENFEST 2011

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito